Cotar Agora
Home / Pricípios ativos / Vitamina B9 / Ácido Fólico

Vitamina B9 / Ácido Fólico

( Suplementos e Neuropatias )

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado?

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

cápsulas

O ácido fólico, também conhecido como folato ou vitamina B9, é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo, já que participa da divisão celular e da formação de células de sangue na medula óssea, protege o coração, previne o surgimento de doenças neuropsicológicas, e ainda atua na formação do tubo neural do feto.

Como usar?

- Como complemento dietético: 0,1mg/dia. Esta dose aumenta para até 0,5 a 1mg quando existem estados que produzem um aumento das necessidades. .- Tratamento da deficiência: 0,25 a 1mg/dia até que haja resposta hematológica. Manutenção: 0,4mg ao dia. - Doses pediátricas – suplemento dietético: 0,1mg/dia. Aumenta-se a dose para até 0,5 a 1mg quando existem estados que produzem um aumento das necessidades.

Restrições de uso

Uso Adulto e Pediátrico

- Os corticóides, o uso de analgésicos a longo prazo e os anticonvulsivantes do grupo hidantoína ou estrogênios aumentam as necessidades de ácido fólico. - Os antibióticos podem interferir com o método para determinar as concentrações de ácido fólico e produzir falsos baixos resultados. - O metotrexato, a pirimetamina, o triamtereno e a trimetoprima atuam como antagonistas do folato por inibição da hidrofolato redutase. Aos pacientes aos quais estes medicamentos são administrados, deve-se utilizar folinato cálcico ao invés de ácido fólico. - As sulfamidas inibem a absorção de folato e as necessidades de ácido fólico podem aumentar nos pacientes que recebem sulfasalazina

Contraindicação

A relação risco-benefício deve ser avaliada na presença de anemia perniciosa (o ácido fólico corrige as anomalias hemáticas, porém os problemas neurológicos progridem de forma irreversível).

Observações

-

Efeitos Colaterais

-

Bibliografia

1. https://www.natue.com.br/natuelife/o-acido-folico-engorda.html 2. http://www.fitobrasilis.com.br/index.php/biblioteca-de-ativos/86-a/162-acido-folico.html