Triancinolona

Anti-inflamatório e Corticóides

Como administrar? Uso Tópico
Controlado? Não
Tipo de receita Receita Simples (branca, 1 via)
Manipulado pomada, creme, loção
Para que serve?

Ação esperada do medicamento: triancinolona acetonida é um corticosteroide sintético que possui ação anti-inflamatória. Indicações do medicamento: triancinolona acetonida atua no alívio temporário de sintomas associados com lesões inflamatórias orais e lesões ulcerativas resultantes de trauma.

Como usar?

-

Restrições de uso

Uso Adulto

Interação Medicamentosa

-

Contraindicação

este produto não é indicado para pacientes com tuberculose, úlcera péptica ativa, assim como nas lesões causadas por Herpes. O produto é contraindicado em pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer dos seus componentes. Devido conter um corticosteroide, a preparação é contraindicada na presença de infecções fúngicas, virais ou bacterianas da boca ou garganta.

Observações

-

Efeitos Colaterais

A administração prolongada do produto pode conduzir a reações adversas conhecidas com preparações esteroides sistêmicas; por exemplo, supressão adrenal, alteração do metabolismo de glicose, catabolismo de proteínas, ativações de úlcera péptica e outras. Essas são usualmente reversíveis e desaparecem quando o hormônio é descontinuado.

Bibliografia

1. https://www.ems.com.br/arquivos/produtos/bulas/bula_acetonida_de_triancinolona_10479_1136.pdf