Home / Pricípios ativos / Tramadol

Tramadol

( Analgésico )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Sim

Tipo de Receita

Receita de Controle Especial (branca, 2 vias)

Manipulado

Cápsulas; Cápsulas com liberação modificada;Solução

Indicação


Cloridrato de tramadol é indicado para o alívio da dor de intensidade moderada a grave. Tramadol é um analgésico que pertence à classe dos opioides que age no sistema nervoso central. Desta forma alivia a dor agindo nas células nervosas específicas da medula espinhal e cérebro.

Posologia


Sempre tome este medicamento exatamente como orientado pelo seu médico. Se tiver dúvidas, consulte seu médico ou farmacêutico. A dose deve ser ajustada à intensidade da sua dor e sua sensibilidade individual à dor. Em geral a menor dose analgésica deve ser tomada. Não tome mais que 400 mg de cloridrato de tramadol por dia, exceto se seu médico instruir você a fazer isto. Se você esquecer-se de tomar o medicamento é provável que a dor volte. Não tome uma dose dupla para compensar as doses individuais esquecidas, simplesmente continue tomando-o como antes.

Restrições de uso


Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos de idade

Interação Medicamentosa


Informe seu médico ou farmacêutico se você estiver tomando, tomou recentemente ou poderá tomar qualquer outro medicamento. Tramadol não deve ser tomado junto com inibidores da MAO (certos medicamentos para o tratamento da depressão). O efeito analgésico de tramadol pode ser reduzido e o tempo de duração da ação pode ser reduzido, se você tomar medicamentos que contenham: carbamazepina (para convulsões epilépticas); ondansetrona (prevenir náusea). Seu médico dirá se você pode tomar tramadol e qual a dose. Não beba álcool durante o tratamento com tramadol, pois seu efeito pode ser intensificado. O alimento não influencia o efeito de tramadol.

Contraindicação


Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Observações


“CLORIDRATO DE TRAMADOL É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA” VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA. Siga SEMPRE as orientações do seu médico. Evite a auto-medicação. “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”. “ CLORIDRATO DE TRAMADOL É UM MEDICAMENTO. DURANTE SEU USO, NÃO DIRIJA VEÍCULOS OU OPERE MÁQUINAS, POIS SUA AGILIDADE E ATENÇÃO PODEM ESTAR PREJUDICADAS”

Reações Adversas


Como todos os medicamentos, este pode causar efeitos colaterais, embora nem todas as pessoas os tenham. Os mais relatados são náusea e tontura, entretanto converse com seu médico se tiver qualquer reação desagradável após ingerir tramadol. Você deve consultar um médico imediatamente se você apresentar sintomas de uma reação alérgica tais como rosto, língua ou garganta inchados, e/ou dificuldade de engolir ou urticária junto com dificuldades para respirar.

Bibliografia


TRAMAL. Laboratório Grunenthal do Brasil. Bula do medicamento. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/index.asp. Acesso em junho de 2017.