Home / Pricípios ativos / Tenofivir

Tenofivir

( Antivirais e Antirretroviral )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

cápsulas

Indicação


É um dos medicamentos usados para o tratamento anti-retroviral. O tenofovir é um inibidor da transcriptase reversa análogo de nucleotídeo. A transcriptase reversa é a enzima responsável pela conversão do material genético (ARN) do HIV em ADN. Essa conversão ocorre antes do código genético do HIV entrar no código genético da célula infectada. Além de combater o HIV, o tenofovir ajuda no controle do vírus da hepatite B.

Posologia


Conforme orientação médica

Restrições de uso


Uso Adulto

Interação Medicamentosa


• Didanosina. O fumarato de tenofovir desoproxila pode aumentar a concentração de didanosina no sangue. Você deve ter um acompanhamento mais cuidadoso se estiver tomando didanosina e fumarato de tenofovir desoproxila juntos. Se você estiver tomando didanosina e fumarato de tenofovir desoproxila juntos, seu médico poderá reduzir sua dose de didanosina. • Sulfato de atazanavir ou lopinavir/ritonavir. Estes medicamentos podem aumentar a quantidade de fumarato de tenofovir desoproxila no sangue o que pode gerar mais efeitos colaterais. Se estiver tomando fumarato de tenofovir desoproxila e sulfato de atazanavir ou lopinavir/ritonavir juntos irá precisar de acompanhamento médico cuidadoso. O fumarato de tenofovir desoproxila pode diminuir a quantidade de sulfato de atazanavir no seu sangue. Se você estiver tomando fumarato de tenofovir desoproxila e sulfato de atazanavir juntos, você também deve tomar ritonavir.

Contraindicação


O Tenofovir está contraindicado em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e que estão tomando Hepsera ou outros remédios com Tenofovir na sua composição. No entanto, durante a amamentação o uso do Tenofovir deve ser evitado e deve-se consultar o médico em caso de gravidez, problemas nos rins, nos ossos, no fígado, incluindo infecção pelo vírus da Hepatite B e outras condições médicas.

Observações


-

Reações Adversas


Os efeitos colaterais do Tenofovir incluem vermelhidão e coceira na pele, dor de cabeça, diarreia, depressão, fraqueza, náuseas, vômitos, tontura, gases intestinais, problemas renais, acidose láctica, inflamação do pâncreas e fígado, dor de barriga, alto volume de urina, sede, dor e fraqueza muscular, e dor e enfraquecimento dos ossos.

Bibliografia


1. http://www.abiaids.org.br/_img/media/Folha%20serie%20C02.pdf 2. https://www.tuasaude.com/tenofovir/