Cotar Agora
Home / Pricípios ativos / Risedronato de Sódio

Risedronato de Sódio

( Antiosteoporótico )

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado?

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

cápsulas

É indicado para o tratamento e prevenção da osteoporose em mulheres no período pósmenopausa. É, também, indicado para manter ou aumentar a massa óssea nos homens e mulheres sob tratamento com corticosteróides sistêmicos a longo prazo.

Como usar?

Via oral: 5 mg/dia ou 35 mg 1 vez/semana, 30 minutos antes do pequeno almoço. O medicamento deve ser ingerido com muita água para facilitar a chegada ao estômago. O paciente não deve deitar por 30 minutos após a ingestão

Restrições de uso

Uso Adulyo

Com cálcio, magnésio, ferro e alumínio há redução da absorção.

Contraindicação

Os alimentos, bebidas e fármacos que contenham cátions polivalentes, tais como o cálcio, o magnésio, o ferro e o alumínio, não devem ser ingeridos com o medicamento por possível interferência na absorção. Situações de hipocalcemia (baixo nível de cálcio no sangue) devem ser tratadas antes da terapêutica com o risedronato de sódio. Recomenda-se o seguimento correto das posologias estabelecidas, particularmente em doentes com antecedentes de patologia esofágica. Não pode ser usado durante a gravidez nem aleitamento.

Observações

-

Efeitos Colaterais

Perturbações digestivas como dispepsia, náuseas, obstipação ou diarréia e dores abdominais. Em alguns casos cefaléias e dores musculosqueléticas.

Bibliografia

1. https://infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/r/risedronato-de-sodio.pdf