Home / Pricípios ativos / Ribavirina

Ribavirina

( Antivirais , Imunidade e Imunossupressores )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Sim

Tipo de Receita

Receita de Controle Especial (branca, 2 vias)

Manipulado

cápsulas

Indicação


Ribavirin® é indicado para o tratamento da infecção crônica pelo vírus da hepatite C em associação com alfainterferona. A ribavirina também é indicada para o tratamento de pacientes com hepatite C crônica não previamente tratados com outras drogas, ou para pacientes com recaída da doença depois de resposta inicial com alfainterferona isoladamente.

Posologia


Adultos com menos de 75 Kg: dose diária de 5 cápsulas de 200 mg; Adultos com mais de 75 Kg: uma dose de 6 cápsulas de 200 mg por dia.

Restrições de uso


Uso Adulto

Interação Medicamentosa


Paciente com co-infecção por HIV: Informe o seu médico se estiver em tratamento para o HIV. A acidose láctica (acumulação de ácido láctico pelo organismo, tornando o sangue ácido) e o agravamento da função hepática são efeitos adversos associados à HAART (terapêutica antirretroviral de elevada eficácia), um regime de tratamento do HIV. Se receber HAART, a combinação de Ribavirin® e alfainterferona-2a peguilada ou alfainterferona 2a, pode aumentar o risco de acidose láctica e de disfunção hepática. O seu médico irá monitorar os sinais e sintomas destes efeitos adversos. Se estiver tomando zidovudina ou estavudina, por estar infectado pelo HIV ou por ter AIDS, é possível que o Ribavirin® diminua o efeito desses medicamentos. Assim, realizar análises sanguíneas regularmente para garantir que a infecção pelo HIV não se agrave. Se tal acontecer, o seu médico pode decidir suspender o tratamento com Ribavirin®. Adicionalmente, os pacientes que recebem zidovudina em associação com Ribavirin® e alfainterferona podem ter um maior risco de desenvolver anemia. A administração concomitante de Ribavirin® e didanosina (um medicamento para a AIDS) não é recomendada. Alguns efeitos secundários da didanosina (ex: problemas do fígado, dor e formigamento nos braços e/ou pés, pancreatite) podem ocorrer com maior frequência

Contraindicação


Este medicamento está contraindicado para grávidas, mulheres a amamentar e pacientes com histórico de doença cardíaca grave ou doenças do sangue, como talassemia ou anemia falciforme.

Observações


-

Reações Adversas


Os efeitos colaterais mais comuns do uso deste medicamento incluem dor de cabeça, tonturas, perda de memória, tremores, infecção da garganta, palpitações, gripe, sinusite, anemia, perda de peso, aumento dos níveis de açúcar no sangue, aumento do apetite, depressão, ansiedade, diminuição da pressão arterial, tosse, diarreia ou vômitos.

Bibliografia


1. https://www.tuasaude.com/ribavirina/