Home / Pricípios ativos / Propionato de Clobetasol

Propionato de Clobetasol

( Anti-inflamatório e Corticóides )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Tópico

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

pomada, creme, loção, solução

Indicação


O propionato de clobetasol creme é um corticosteroide muito potente indicado para adultos, idosos e crianças a partir de 1 ano de idade para o alívio das manifestações inflamatórias e pruriginosas de dermatites responsivas a esteroides. Estas incluem: o tratamento tópico da psoríase (excluindo-se a forma disseminada da doença), eczemas recalcitrantes, líquen plano, lúpus eritematoso discoide e outras dermatites que não respondam satisfatoriamente a esteroides menos potentes.

Posologia


-

Restrições de uso


Uso Adulto

Interação Medicamentosa


A coadministração de medicamentos que possam inibir o citocromo CYP3A4 (ex. ritonavir e itraconazol) mostra capacidade de inibir o metabolismo dos corticosteroides, levando ao aumento da exposição sistêmica. Essa interação será clinicamente relevante dependendo da dose, da via de administração dos corticosteroides e da potência do inibidor CYP3A4.

Contraindicação


O propionato de clobetasol creme é contraindicado para uso em infecções cutâneas não tratadas; rosácea; acne vulgar; prurido sem inflamação; prurido genital e perianal; dermatite perioral; dermatoses em crianças com menos de 1 ano de idade, inclusive dermatite.

Observações


-

Reações Adversas


Reação muito comum (>1/10) Reação comum (>1/100 e <1/10) Reação incomum (>1/1000 e <1/100) Reação rara (>1/10.000 e <1/1000) Reação muito rara (<1/10.000) Dados pós comercialização: Reações comuns (>1/100 e <1/10): - Prurido, dor e ardor local na pele. Reações incomuns (>1/1.000 e <1/100): - Telangiectasias*, atrofia da pele*, estrias*. Reações muito raras (<10.000): - Infecções oportunistas; - Supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA): características Cushingoides (ex.face de lua e obesidade central), atraso no ganho de peso/retardo do crescimento em crianças, osteoporose, glaucoma, hiperglicemia/glicosúria, catarata, hipertensão, aumento de peso/obesidade, diminuição dos níveis de cortisol endógeno, alopecia, tricorrexe; - Hipersensibilidade local; - Irritação e/ou dor no local da aplicação; - Atrofia cutânea*, rugas na pele*, ressecamento da pele*, alterações da pigmentação da pele*, hipertricose, exacerbação dos sintomas subjacentes, dermatite de contato alérgica, psoríase pustulosa, eritema, rash, urticária.

Bibliografia


1, http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=20323212016&pIdAnexo=3694877