Home / Pricípios ativos / Potássio Citrato

Potássio Citrato

( Protetor renal )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Não

Tipo de Receita

-

Manipulado

cápsulas

Indicação


Tratamento e profilaxia de cálculos renais, ácido úrico e cálcio, hipocitraturia em pacientes com cálculos renais de cálcio, tratamento de acidose em alterações tubulares renais.

Posologia


Em casos de hipocitraturia leve a moderada, ou seja, mais de 150 mg de citrato urinário ao dia: inicialmente 1,08 g (10 mEq), via oral, três vezes ao dia com as refeições. Em casos de hipocitraturia severa, ou seja, mais de 150 mg de citrato urinário ao dia: oral, inicialmente 2,16 g (20 mEq) três vezes ao dia ou 1,62 g (15 mEq) com as refeições ou em um prazo de 30 minutos depois de uma refeição. Dose-limite para o adulto: 10,8 g (100 mEq) ao dia.

Restrições de uso


-

Interação Medicamentosa


Anfetaminas, efedrina ou pseudoefedrina, quinidina, antiácidos, especialmente o carbonato de cálcio ou o bicarbonato de sódio, antimuscarínicos (atropina e compostos relacionados), medicamentos que contêm cálcio, inclusive os suplementos, leite e outros produtos lácteos, exceto a manteiga, glicosídeos digitálicos, diuréticos poupadores de potássio, leite com baixo conteúdo de sal, medicamentos que contêm potássio, substitutos do sal, laxantes, levodopa, lítio, metenamina, salicitos, medicamentos que contêm sódio.

Contraindicação


-

Observações


-

Reações Adversas


-

Bibliografia


1. https://infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/c/citrato-de-potassio.pdf