Cotar Agora
Home / Pricípios ativos / Podofilina

Podofilina

( Antivirais e Antifúngico )

Formas de Administração

Uso Tópico

Controlado?

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

pomada, loção, solução

A Podofilina é um medicamento com propriedades fungicida, capaz de tratar micoses e destruir o tecido para combater verrugas anogenitais. Sua aplicação deve ocorrer apenas na área afetada. É um medicamento muito eficaz para o tratamento de remoção de verrugas genitais verrugas causadas pelo vírus HPV.

Como usar?

5 a 30%

Restrições de uso

Uso Adulto

-

Contraindicação

Contraindicado na gravidez, por ter ação teratogênica. Seu uso tem sido associado a casos de aborto,partos prematuros e morte fetal. Contraindicado para crianças, devido ao seu potencial irritante e toxicidade sistêmica. A podofilina não deve ser utilizada para o tratamento de verrugas perianais e em membranas mucosas da área genital (incluindo uretra, reto e vagina). Sua utilização deve ser acompanhada de profissional de saúde capacitado.

Observações

-

Efeitos Colaterais

Quando usado por via oral, a resina de podofilina é altamente irritante para a mucosa intestinal, além de levar a um peristaltismo violento, resultando em lavagem intestinal. Essa utilidade terapêutica foi substituída por laxantes menos tóxicos.

Bibliografia

1. http://www.gallica.com.br/arquivos/site/materia-prima/podofilina.pdf https://www.oficialfarma.com.br/podofilina-25--15-ml/p https://pt.wikipedia.org/wiki/Podofilina https://br.fagron.com/sites/default/files/podofilina_mt_fagronbrasil.pdf