Cotar Agora
Home / Pricípios ativos / Pimobendan

Pimobendan

( Vasodilatadores e Veterinários )

Formas de Administração

Uso oral Uso veterinário

Controlado?

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

-

É um inodilatador utilizado no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva (ICC) resultante de degeneração mixomatosa da válvula mitral (DMVM) ou cardiomiopatia dilatada (CMD) em cães. Inibe a fosfadiesterase III, enzima que degrada a adenosina monofosfato cíclico (AMPc), promovendo a vasodilatação e no aumento da sensibilidade do cálcio intracelular e maior oxigenação miocárdica, melhorando assim a contratilidade. Os efeitos inotrópicos são atribuídos mais a ação como sensibilizador do cálcio do que a inibição da fosfadiesterase. Ao agir como sensibilizador do cálcio, ele aumenta a interação da tropinina C com as proteínas contrateis e age como um agente inotrópico. Pimobendan aumenta a contratilidade ventricular e reduz a pré carga e pós-carga em pacientes com insuficiência cardíaca avançada. Os efeitos cardiovasculares ocorrem após 1 hora e persistem por 8 a 12horas após a administração. Pimobendan está aprovado para utilização em cães para tratar a insuficiência cardíaca congestiva, provenientes de insuficiência valvular ou cardiomiopatia dilatada. Melhora os sinais da insuficiência cardíaca e aumenta a sobrevida, podendo ser administrado com diuréticos e inibidores da enzima conservadora de angiotensina (ECA).

Como usar?

CÃES: 0,2 – 0,3mg / kg, por via oral, a cada 12 horas; GATOS: 1,25*mg/ animal, por via oral, a cada 12 horas (0,1 – 0,3 mg/kg). Observação: Para uma maior eficácia, recomenda-se administrar o medicamento em jejum ou uma hora antes do alimento.

Restrições de uso

Em animais diabéticos, os níveis de glicose sanguínea devem ser rigorosamente monitorados. A absorção do medicamento é modificada quando o mesmo é administrado com o alimento.

• Verapamil; • Propanolol; • Diltiazem; • Atenolol e outros antiarrítmicos. Em casos necessários, administre antiarrítmicos - o animal deve ter um acompanhamento rigoroso do Médico Veterinário, já que estes fármacos são antagonistas do cálcio, diminuindo assim a ação do Pimobendan. Usar com cautela com outros inibidores da fosfadieterase como: • Teofilina; • Pentoxifilina; • Sildenafil e fármacos relacionados

Contraindicação

Não devemos utilizá-lo em pacientes que apresentem arritmias severas, cardiomiopatia hipertrófica ou estenose aórtica já que nestes casos não há possibilidade de aumento da potência cardíaca por razões anatômicas.

Efeitos Colaterais

• Arritmias severas; • Cardiomiopatias hipertrófica; • Estenose aórtica; • Condições clínicas onde não seja possível um aumento da potência cardíaca por razões funcionais ou anatômicas; • Insuficiência hepática grave (Metabolização hepática)

Bibliografia

Pimobendan - Vetformula http://www.vetformula.com.br/assets/download/pimobendan.pdf Pimodenban - Informações http://patcardio.blogspot.com.br/2012/02/pimobendan-informacoes.html