Home / Pricípios ativos / Paracetamol

Paracetamol

( Analgésico )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

cápsulas

Indicação


Indicado para diminuir a febre e para o alívio de dores leves a moderadas que são associadas a gripes e resfriados comuns, dor de dente, dor de cabeça, cólica menstrual, dores leves associadas à artrite e dor nas costas.

Posologia


Adultos e crianças de 12 anos ou mais: variam de 500 a 1000 mg/dose com intervalos de 4 a 6 horas entre cada administração. Não se deve exceder o total de 4 g em 24 horas.

Restrições de uso


Uso Adulto e Pediátrico

Interação Medicamentosa


A hepatotoxicidade do paracetamol pode ser aumentada pela administração de altas doses dos seguintes medicamentos: barbitúricos, carbamazepina, hidantoína, rifampicina e sulfimpirazona, como também com a ingestão crônica e excessiva de álcool.

Contraindicação


Não deve ser utilizado por pacientes que têm hipersensibilidade conhecida ao paracetamol. Este medicamento é contraindicado na faixa etária abaixo de 12 anos.

Observações


-

Reações Adversas


Pode ocorrer reações de hipersensibilidade, sendo descritos casos de erupções cutâneas, urticária, eritema pigmentar fixo, angiodema e choque anafilático. Lesões eritematosas na pele e febre, assim como hipoglicemia e icterícia, ocorrem mais raramente. Embora de incidência extremamente rara, há relatos de êxito letal devido a fenômenos hepatotóxicos provocados pelo paracetamol, em pessoas com comprometimento metabólico, ou mais suscetíveis, pode ocorrer acidúria piro glutâmica.

Bibliografia


1. https://www.bulario.com/paracetamol/