Home / Pricípios ativos / Oxandrolona

Oxandrolona

( Esteróide anabólico )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Sim

Tipo de Receita

Receita de Controle Especial (branca, 2 vias)

Manipulado

Cápsulas

Indicação


Oxandrolona é um esteroide anabólico com ações similares as da testosterona, hormônio sexual masculino. O uso de oxandrolona é indicado para promover o aumento de peso após a perda de peso excessivo por cirurgia extensiva, infecções crônicas ou trauma severo, e em alguns pacientes que, sem razões definidas, não conseguem ganhar ou manter peso normal, para o alívio da dor óssea que acompanha frequentemente a osteoporose. Também é indicado na Síndrome de Turner, falhas no crescimento físico, hepatite alcoólica em todos os graus, Em crianças, o uso da oxandrolona é indicado para promover o crescimento quando há retardo generalizado. Em atletas fisioculturistas, sua utiliza vem do fato da oxandrolona estimular a síntese de fosfocreatina nas células musculares, sem causar edema nas articulações e músculos, melhorando a performance e o ganho de força.

Posologia


A Oxandrolona é indicada em doses que variam de 2,5mg a 20mg diários, sendo a dose usual 5mg a 10mg diários em várias tomadas durante 2 a 4 semanas.

Restrições de uso


Uso adulto e pediátrico

Interação Medicamentosa


Oxandrolona pode aumentar a sensibilidade aos anticoagulantes orais e da warfarina, converse com médico para efetuar o ajuste de dose se você precisa utilizar estes medicamentos concomitantemente. Oxandrolona pode inibir o metabolismo de hipoglicemiantes orais. Interfere em exames laboratoriais.

Contraindicação


O uso de oxandrolona é contraindicado para pacientes com problemas hepáticos, osteosporose, e hipercalcemia e para homens que tiveram ou tem câncer de próstata. Não utilize oxandrolona se estiver grávida ou amamentando, pode ser perigoso para o bebê.

Observações


Siga SEMPRE as orientações do seu médico. Evite a auto-medicação. “OXANDROLONA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA” SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA. “OXANDROLONA É UM MEDICAMENTO. DURANTE SEU USO, NÃO DIRIJA VEÍCULOS OU OPERE MÁQUINAS, POIS SUA AGILIDADE E ATENÇÃO PODEM ESTAR PREJUDICADAS” “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”. Este medicamento pode causar doping.

Reações Adversas


Oxandrolona pode causar algumas reações adversas, as mais comuns são: aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, principalmente a acidente vascular cerebral, ruptura de tendões, doença hepática. Efeitos gastrintestinais como náuseas, vômito. Dores de cabeça, diminuição da libido, queda de cabelo. Para homens, os efeitos mais comuns são inchaço no peito, ereções frequentes e prolongadas. Para mulheres, crescimento de cabelos e pelos no rosto e corpo, irregularidades no ciclo menstrual, rouquidão e engrossamento da voz. Reações alérgicas são raras, mas não podem ser descartadas.

Bibliografia


OXANDRIN. Laboratório Savient Pharmaceuticals, Inc. Bula do medicamento.D isponível em: www.accessdata.fda.gov/drugsatfda_docs/label/2005/013718s023lbl.pdf. Acesso em julho de 2017 OXANDROLONA. Material técnico Iberoquímica. Disponível em: https://www.iberoquimica.com.br/Arquivos/Insumo/arquivo-105639.pdf. Acesso em julho de 2017. OXANDROLONA. Disponível em: https://www.drugbank.ca/drugs/DB00621. Acesso em julho de 2017.