Cotar Agora
Home / Pricípios ativos / Omeprazol

Omeprazol

( Gastrite e Refluxo )

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado?

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

Cápsulas

O omeprazol está indicado nas úlceras pépticas benignas, tanto gástrica como duodenal. Pelas suas características de ação, o omeprazol está indicado também nos estados de hiperacidez gástrica, na prevenção de recidivas de úlceras gástricas ou duodenais e na síndrome de Zollinger-Ellison. O omeprazol também é indicado no tratamento de erradicação do H. pylori em esquemas de terapia múltipla e na proteção da mucosa gástrica contra danos causados por anti-inflamatórios não esteroidais. Na esofagite de refluxo em crianças com mais de 1 ano de idade.

Como usar?

Conforme orientação médica.

Restrições de uso

Uso Adulto e Pediátrico Acima de 1 ano

Diazepam, fenitoína e warfarina (medicamentos metabolizados por oxidação hepática) podem ter sua eliminação retardada pelo omeprazol.

Contraindicação

Contraindicado em casos de hipersensibilidade ao omeprazol. inda não há estudos conclusivos com omeprazol durante a gravidez e a lactação, razão pela qual não é indicado nesses períodos, a não ser que o médico decida que os benefícios do tratamento sejam superiores aos riscos potenciais para o feto.

Observações

-

Efeitos Colaterais

Não são frequentes e, quando presentes, geralmente têm intensidade leve, desaparecendo com a continuação do tratamento ou após a suspensão do mesmo. As mais comuns são: cefaleia, astenia, diarreia, gastroenterite, dor muscular, reações alérgicas (incluindo, raramente, anafilaxia) e púrpura ou petéquia.

Bibliografia

1. http://www.minhavida.com.br/saude/bulas/13-omeprazol-capsula