Home / Pricípios ativos / Mupirocina

Mupirocina

( Antibiótico )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Tópico

Controlado

Sim

Tipo de Receita

Receita de Controle Especial (branca, 2 vias).

Manipulado

pomada, creme.

Indicação


É indicado para o tratamento de infecções bacterianas de pele como: impetigo, foliculite e furunculose. A mupirocina é um agente antibacteriano tópico que mostra atividade contra os organismos responsáveis pela maior parte das infecções de pele, como por exemplo o Staphylococcus aureus, inclusive suas cepas resistentes a meticilina, além de outros estafilococos e estreptococos. Este antibacteriano é também ativo contra certos patógenos gram-negativos, como o Haemophilus influenzae.

Posologia


Usualmente a 2%

Restrições de uso


Uso Adulto e Pediátrico

Interação Medicamentosa


Não foram relatadas interações medicamentosas com o uso da mupirocina.

Contraindicação


Este medicamento é contraindicado para pacientes com história de hipersensibilidade à muripocina. Não existem contraindicações relativas a faixas etárias.

Observações


-

Reações Adversas


Reação comum (>1/100 e <1/10): ardência localizada na área da aplicação. Reações incomuns (>1/1.000 e <1/100): prurido, eritema, parestesias e ressecamento da área da aplicação; reações de sensibilização cutânea à mupirocina ou à base da pomada. Reações muito raras (>1/10.000): reações alérgicas sistêmicas incluindo anafilaxia, rash generalizado, urticária e angioedema foram relatados com mupirocina pomada.

Bibliografia


1. http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=12860762016&pIdAnexo=3120591 2. https://books.google.com.br/books?id=YwJACwAAQBAJ&pg=PA2108&lpg=PA2108&dq=mupirocina+dosagem&source=bl&ots=J9NBSugOnK&sig=4HbgDXiAM9i8bPHhj1OjyXwLQTU&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi-j96D07vXAhWIF5AKHSKsAvsQ6AEITjAH#v=onepage&q=mupirocina%20dosagem&f=false