Home / Pricípios ativos / Minoxidil Sulfato

Minoxidil Sulfato

( Cabelo e Estimulante capilar )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Tópico

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

Solução tópica

Indicação


Minoxidil pode reverter o processo de queda de cabelos em portadores de calvície hereditária (alopecia androgênica), quando aplicado localmente. São necessários no mínimo dois meses de aplicação, duas vezes ao dia, para que se evidencie o crescimento capilar esperado. O tempo necessário para que sejam alcançados os melhores resultados e quantidade de cabelo que crescerá novamente varia de pessoa para pessoa.

Posologia


Aplique algumas gotas da solução de minoxidil no couro cabeludo, sobre a área calva e áreas circunvizinhas, duas vezes ao dia, iniciando a aplicação no centro da área afetada. Faça uma massagem com a ponta dos dedos (não utilize as unhas) para melhor absorção do produto. Não é necessário lavar os cabelos antes de usar a solução de minoxidil. Se os cabelos forem lavados antes da aplicação, não se deve utilizar xampu com silicone, utilize um xampu suave antes de aplicar o produto. Aplique a solução de minoxidil apenas quando o cabelo e o couro cabeludo estiverem perfeitamente secos. Espere pelo menos quatro horas após a aplicação de minoxidil para lavar os cabelos novamente. O uso de secador de cabelos, géis, cremes ou sprays para os cabelos não diminui o efeito de minoxidil. O uso de tinturas ou permanentes não interfere na ação minoxidil. Mas, a fim de evitar qualquer irritação local, assegure-se de que não haja minoxidil no couro cabeludo antes de aplicar qualquer produto químico. Para melhores resultados, não aplique minoxidil no mesmo dia em que você usou esses produtos químicos. A dose total diária não deve ser maior que 2mL ou duas aplicações diárias (1mL pela manhã e 1mL à noite). Se você suspender a aplicação de minoxidil, o nascimento de cabelos novos será interrompido. Ocorre então um efeito reversível e, dentro de três a quatro meses sem tratamento, pode-se voltar ao aspecto anterior ao início do tratamento.

Restrições de uso


Uso adulto exclusivo para uso masculino

Interação Medicamentosa


Não utilize a solução de minoxidil em conjunto com outros medicamentos de uso local, como por exemplo, a tretinoína e a antralina, pois nesse caso a absorção do minoxidil pode ser aumentada. Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Contraindicação


Não use minoxidil aplicado topicamente se você apresenta reação alérgica a qualquer componente da fórmula. Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres.

Observações


“CLORIDRATO DE MINOXIDIL É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA” VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. Siga SEMPRE as orientações do seu médico. Evite a auto-medicação. “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”.

Reações Adversas


Informe seu médico se a vermelhidão e/ou a irritação do couro cabeludo persistirem ou no surgimento de reações desagradáveis. Os eventos mais comuns relatados ao uso de solução de minoxidil são: reação alérgica local, coceira, crescimento de pelos em locais indesejados, pele seca/descamação do couro cabeludo.

Bibliografia


ALOXIDIL. Laboratório Theraskin. Bula do medicamento. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/index.asp. Acesso em junho de 2017.