Home / Pricípios ativos / Lansoprazol

Lansoprazol

( Gastrite e Refluxo )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

cápsulas

Indicação


O Lansoprazol é um remédio antiácido, semelhante ao Omeprazol, que inibe o funcionamento da bomba de protões no estômago, diminuindo a produção de ácido que irrita a mucosa do estômago. Dessa forma, este medicamento é muito utilizado para proteger o revestimento do estômago em casos de úlcera gástrica ou esofagite, por exemplo.

Posologia


15 a 30 mg 1x ao dia em jejum.

Restrições de uso


Uso Adulto

Interação Medicamentosa


Administração concomitante de Lansoprazol e sucralfato retarda a absorção de Lansoprazol e reduz sua biodisponibilidade em aproximadamente 30%. Portanto, Lansoprazol deve ser tomado pelo menos 30 minutos antes do sucralfato. Não há diferença estatisticamente significante na Cmax quando Lansoprazol é administrado uma hora após preparados antiácidos com hidróxido de alumínio e de magnésio. Como Lansoprazol causa inibição profunda e duradoura da secreção ácida gástrica, é teoricamente possível que possa interferir na absorção de fármacos em que o pH gástrico seja um importante determinante da biodisponibilidade (p. ex.: cetoconazol, ésteres da ampicilina, sais de ferro, digoxina).

Observações


-

Reações Adversas


Os eventos adversos mais frequentemente relatados em estudos de curto prazo (até 8 semanas de duração) e considerados possíveis ou prováveis de estarem relacionados com o uso de Lansoprazol, foram: diarreia, cefaleia, tontura, náusea e constipação. As seguintes reações adversas foram relatadas em estudos com pacientes que receberam 15 mg ou 30 mg de Lansoprazol, durante 12 meses, para tratamento de manutenção de esofagite erosiva cicatrizada e úlceras gástricas e duodenais cicatrizadas: - gerais: dor abdominal, cefaleia, síndrome gripal, ferimentos acidentais, dor, dor lombar, dor no peito, infecção; - sistema digestivo: diarreia, anomalias gastrointestinais (pólipos), vômitos, alterações dentárias, náusea, gastroenterites, alterações retais; - sistema músculo esquelético: artralgia.

Bibliografia


1. https://static-webv8.jet.com.br/drogaosuper/Bulas/7896004709826.pdf 2. https://www.tuasaude.com/lansoprazol/