Home / Pricípios ativos / Irgasan / Triclosan

Irgasan / Triclosan

( Pele )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso tópico

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

loção, solução, shampoo, creme, gel, etc.

Indicação


Triclosan ou triclosano é um agente anti-séptico efetivo contra bactérias gram negativas, bem como gram positivas. É eficaz também contra fungos e bolores. É encontrado em medicamentos, sabonetes, loções e cremes dentais. Apresenta boa tolerância para uso na pele e cavidade bucal em baixas concentrações. É um anti-séptico, bactericida, fungicida e viricida, sendo que é uma preparação a base de fenol. Estas soluções são indicadas para limpeza de ambientes e áreas críticas com pus, sangue, urina, fezes e outras secreções, além de em contato com a umidade exercem ação antimicrobiana residual. É utilizado em diversas formulações como antisséptico (desodorantes, sabonetes, xampus, cremes, dentifrícios, produtos antiacne, pós-barba, entre outros).

Posologia


Uso humano: É usado nas concentrações de 0,1 a 1%. Uso veterinário: Em cães e gatos é usado nas concentrações de 0,1 a 0,5% nas formas de solução, loção, sabonete e xampu (destinados à desodorização e assepsia).

Restrições de uso


Uso Adulto

Interação Medicamentosa


-

Contraindicação


-

Observações


-

Reações Adversas


Triclosan pode causar irritação dérmica quando utilizado de forma não diluída, porém as formas diluídas não ocasionam irritação alguma.

Bibliografia


1. http://www.pharmakondf.com.br/Pharmakon/arquivos/INSUMOS_FARMACEUTICOS/T/Triclosan_-_Irgasan.pdf