Home / Pricípios ativos / Hidróxido de Alumínio

Hidróxido de Alumínio

( Gastrite e Refluxo )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Não

Tipo de Receita

-

Manipulado

Cápsulas

Indicação


O hidróxido de alumínio é um antiácido que se destina a compensar os efeitos da hiperacidez gástrica sendo indicado nos casos de duodenite, esofagite, gastrite, hérnia de hiato e úlcera péptica.

Posologia


200 – 1000 mg.

Restrições de uso


Uso Adulto

Interação Medicamentosa


Os compostos de alumínio retardam o esvaziamento gástrico e reduzem a velocidade de absorção de diversos medicamentos. O hidróxido de alumínio restringe a biodisponibilidade de ferro, tetraciclinas, fenotiazidas, digoxina, fluoretos, indometacina, isoniazida, ranitidina, sufadiazina, prednisona, e vitaminas lipossolúveis. A alcalinização da urina aumenta a eliminação renal de drogas ácidas como os salicilatos e o fenobarbital, ao passo que reduz a eliminação de anfetaminas, quinidina e outras de caráter alcalino.

Contraindicação


Este medicamento deve ser utilizado com cautela pelos pacientes idosos, pois o uso prolongado pode provocar a diminuição da concentração de fósforo, aumento da eliminação de cálcio e o acúmulo de alumínio no organismo. Esses distúrbios podem agravar as doenças ósseas. Os antiácidos não devem ser usados em crianças com menos de 6 (seis) anos de idade, a não ser sob orientação médica. O uso prolongado deste medicamento, devido ao acúmulo de alumínio, pode agravar a doença de Alzheimer.

Observações


-

Reações Adversas


Os efeitos mais comuns são: prisão de ventre, fraqueza, mal-estar e anorexia

Bibliografia


1. https://infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/h/Hidroxido%20de%20Aluminio.pdf