Cotar Agora
Home / Pricípios ativos / Hidrocortisona / Cortisol

Hidrocortisona / Cortisol

( Antialérgico e Corticóides )

Formas de Administração

Uso Tópico

Controlado?

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

Creme dermatológico;Pomada dermatológica

Hidrocortisona é um corticosteroide para utilização tópica no tratamento de distúrbios da pele. Assim como outros corticosteroides, o acetato de hidrocortisona estimula a síntese proteica de várias enzimas que inibem os efeitos inflamatórios causados pelas doenças de pele para as quais este medicamento é indicado. Indicado para o tratamento de doenças inflamatórias e alérgicas da pele que respondem ao tratamento com corticosteroides aplicados diretamente na pele como, por exemplo, dermatites, eczemas, vermelhidão provocada pelo sol, queimadura de primeiro grau e picadas de inseto.

Como usar?

Aplicar uma camada fina de hidrocortisona creme ou pomada dermatológica 2 a 3 vezes por dia, esfregando suavemente. Após melhora do quadro clínico, uma aplicação por dia é suficiente na maioria dos casos. Em bebês e crianças de até 4 anos de idade, o produto não deve ser aplicado por período superior a 3 semanas, especialmente em áreas cobertas por fraldas.

Restrições de uso

Uso adulto e pediátrico

Não são conhecidas até o momento.

Contraindicação

O uso de tópico de hidrocortisona é contraindicado quando existirem processos decorrentes de tuberculose ou sífilis na área a ser tratada, doenças causadas por vírus (por exemplo, catapora, herpes zoster), rosácea, dermatite perioral, reações após aplicação de vacina na área a ser tratada, hipersensibilidade (alergia) à hidrocortisona ou a qualquer um dos componentes da fórmula. De modo geral, deve-se evitar o uso de formulações tópicas contendo corticoides durante os primeiros três meses de gravidez. Caso você esteja grávida ou amamentando deve evitar o tratamento de áreas extensas ou uso por período prolongado. Você não deve utilizar a hidrocortisona nas mamas durante o período de amamentação.

Observações

Siga SEMPRE as orientações do seu médico. Evite a auto-medicação. “HIDROCORTISONA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA” “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”.

Efeitos Colaterais

Sintomas locais como coceira (prurido), ardor, vermelhidão (eritema) ou formação de bolhas (vesiculação) na área afetada da pele podem ocorrer em casos isolados durante o tratamento com hidrocortisona de uso tópico.

Bibliografia

BERLISON. Laboratório BAYER. Bula do medicamento. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/index.asp. Acesso em junho de 2017.