Cotar Agora
Home / Pricípios ativos / Griseofulvina

Griseofulvina

( Antifúngico )

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado?

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

cápsulas

A Griseofulvina é um antifúngico ativo contra fungos dermatófitos. É indicada para tratamento de infecções fúngicas da pele, cabelo e unhas: onicomicoses, tinea barbae, capitis, corporis, cruris e tinea pedis produzidas por diferentes dermatófitos, incluindo Microsporum canis, Trichophyton rubrum e Trichophyton verrucosum.

Como usar?

De 500mg à 1,0g ao dia, para adultos. A dose para crianças é de 10mg/Kg ao dia.

Restrições de uso

-

O álcool pode potencializar o efeito da Griseofulvina e originar taquicardia, diaforese e sufocos. Os efeitos da Griseofulvina podem diminuir quando usada simultaneamente com barbitúricos ou primidona e, principalmente como fenobarbital. A Griseofulvina diminui a eficácia dos anticoncepcionais orais que contêm estrogênios, devido à estimulação das enzimas microssômicas hepáticas, que origina uma diminuição das concentrações séricas de estrogênios, o que pode provocar hemorragia intermenstrual ou amenorreia.

Contraindicação

-

Observações

-

Efeitos Colaterais

De forma um pouco menos frequente são observados confusão mental, erupção cutânea, urticária, prurido, inflamações na cavidade bucal. Mais frequentemente, e com uso prolongado ou em doses elevadas pode provocar intumescimento, formigamento, dor ou debilidade nas mãos ou pés; cefaleias, diarreia, náuseas, vômitos e cansaço não habitual.

Bibliografia

1. https://infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/g/griseofulvina.pdf