Cotar Agora
Home / Pricípios ativos / Dutasterida

Dutasterida

( Antineoplásico )

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado?

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

cápsulas

A Dutasterida é indicada para tratamento e prevenção da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), que é um tipo de câncer de próstata, promovendo o alívio dos sintomas, reduzindo o tamanho (volume) da próstata, melhorando o fluxo urinário e reduzindo o risco de retenção urinária aguda e a necessidade cirúrgica relacionada a HPB. Também é indicada para tratamento de Alopécia Androgenética (AAG).

Como usar?

500mg/dia.

Restrições de uso

Uso Adulto

-

Contraindicação

O uso da Dutasterida é conta indicado em pacientes com hipersensibilidade a droga, ou a outros inibidores de 5-alfa redutase. O uso não é indicado para crianças, e não há referências de que a dose para idosos tenha que ser ajustada. Para mulheres deve ser avaliado o risco benefício.

Observações

-

Efeitos Colaterais

Reações adversas Impotência, diminuição da libido, distúrbios da ejaculação e ginecomastia foram os eventos relatados com maior frequência nos estudos clínicos. Foram também descritos casos de hipersensibilidade, inchaço do rosto e dos lábios. Em relação a droga de eleição para AAG, a Finasterida, a Dutasterida demonstrou em estudos efeitos adversos diminuídos.

Bibliografia

1. https://infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/d/dutasterida.pdf