Home / Pricípios ativos / Diacereína

Diacereína

( Antiosteoporótico )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

cápsulas

Indicação


É um medicamento destinado ao tratamento da osteoartrite (artrose e afecções articulares do tipo degenerativo). Artrodar® estimula a produção de componentes da cartilagem, além de bloquear os principais mediadores da resposta inflamatória envolvidos na degradação dessa estrutura. Essas propriedades lhe conferem atividades anti-osteoartrósicas e, moderadamente, analgésica, antiinflamatória e antipirética. Sua eficácia é observada após 2 a 4 semanas de uso, dependendo da gravidade da doença. Seus resultados persistem por cerca de 2 a 3 meses após a finalização de um ciclo de tratamento de 6 meses.

Posologia


Usar uma a duas cápsulas (50 a 100 mg) ao dia, durante as refeições

Restrições de uso


Uso Adulto

Interação Medicamentosa


A administração simultânea de diacereína com cimetidina ou paracetamol não resultaram em qualquer interação. O uso de diacereína com produtos contendo hidróxidos de alumínio ou de magnésio (ex. antiácidos) pode diminuir sua absorção. Sendo assim, recomenda-se intervalo de, no mínimo, 2 horas entre a administração desses medicamentos.

Contraindicação


Não pode ser utilizado em pacientes com história de hipersensibilidade à diacereína, à reína, ou a qualquer outro componente da fórmula. Apesar de não terem sido detectados efeitos teratogênicos em animais, não é aconselhável usar o produto durante a gravidez e lactação.

Observações


O medicamento pode alterar a coloração da urina, para amarelo-intenso ou tonalidade avermelhada, porém sem significado para a saúde do paciente. Apesar desse fato, a mudança de coloração pode mascarar doenças no aparelho urinário relacionadas a outras causas. Se houver suspeita desse tipo, consulte seu médico.

Reações Adversas


Reações muito comuns(ocorrem em mais de 10% dos pacientes): diarréia, dor abdominal e alteração da coloração da urina (amarelo-intenso ou tonalidade avermelhada), porém sem significado clínico. Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes): aumento do trânsito intestinal. Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes): em experiência pós-comercialização, foram relatados casos isolados de coceira, vermelhidão ou irritação na pele, pigmentação do cólon e do reto (regiões do intestino) e reações hepáticas.

Bibliografia


1. https://www.farmagora.com.br/BACKOFFICE/Uploads/Bula/Artrodar.pdf 2. http://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/artrodar.pdf