Home / Pricípios ativos / Dexametasona Base

Dexametasona Base

( Antialérgico , Anti-inflamatório e Corticóides )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Tópico

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

Creme, colírio, pomada

Indicação


Dexametasona acetato é um antiinflamatório de ação longa e antialérgico utilizado pelas vias tópica e parenteral. É utilizado como adjuvante no tratamento de distúrbios reumáticos, como artrite gotosa aguda, artrite reumatóide, bursite aguda e subaguda, espondilite anquilosante, epicondilite e osteoartrite pós-traumática. Também é usado no tratamento de asma brônquica crônica, renite e distúrbios alérgicos. Topicamente é utilizado para o tratamento de dermatite (leve a moderada), dermatite atópica, dermatite de contato, dermatite mumular (leve), dermatite seborréica (facial e das pregas do corpo), dermatose (leve a moderada), psoríase (facial e das pregas do corpo), lúpus eritematoso discóide (facial e das pregas do corpo), blefarite, ceratite, conjuntivite, inflamação do segmento anterior do globo ocular, iridociclite, uveíte e traumatismo corneano por queimadura ou penetração de corpo estranho.

Posologia


Pela via tópica, aplicar à pele o creme ou solução a 0,1% de Dexametasona Base duas ou quatro vezes ao dia. Em colírios a concentração de Dexametasona Base varia de 0,05 a 0,1%.

Restrições de uso


Uso Adulto e Pediátrico

Interação Medicamentosa


Barbitúricos, Carbamazepina e Rifampicina elevam o metabolismo e reduzem os efeitos dos corticosteróides. A administração conjunta dos corticosteróides com diuréticos depletores de potássio, como os diuréticos tiazídicos ou a furasemida, podem causar perda excessiva do potássio. A resposta dos anticoagulantes pode ser alterada quando combinado com os corticosteróides. Também pode ser necessário o aumento das doses de agentes anti-diabéticos e anti-hipertensivos. Os corticosteróides podem causar diminuição nas concentrações de salicilatos e também diminuir os efeitos antimuscarínicos na miastenia grave.

Contraindicação


Na presença de infecções severas não controladas por antimicrobianos apropriados, Dexametasona é contra-indicada. Este corticosteróide também é contra-indicado na gravidez, lactação, doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, osteoporose, insuficiência hepática e glaucoma.

Observações


-

Reações Adversas


Dexametasona possui as mesmas contra-indicações citadas para os corticosteróides. Na presença de infecções severas não controladas por antimicrobianos apropriados, Dexametasona é contra-indicada. Este corticosteróide também é contra-indicado na gravidez, lactação, doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, osteoporose, insuficiência hepática e glaucoma.

Bibliografia


1. https://www.dermage.com.br/dermage/paginas/Extudo-Acetato-de-Dexametasona.pdf