Home / Pricípios ativos / Desonide / Desonida

Desonide / Desonida

( Antialérgico , Anti-inflamatório e Corticóides )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Tópico

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

creme, pomada.

Indicação


É um antiinflamatório , antialérgico e antipruriginoso , sendo utilizado em casos de dermatite seborreica, dermatite de contato, dermatite atópica, dermatite alérgica, dermatite perioral, dermatite pós depilação, desidrose, eritema solar, neurodermatite, psoríase e líquen plano.

Posologia


0.05% , 2 ou 3 vezes ao dia em adulto e uma vez em crianças

Restrições de uso


Uso Adulto e Pediátrico

Interação Medicamentosa


-

Contraindicação


Evitar contato com olhos e se houver infecção bacteriana ou fúngica , deverá ser feita terapia concomitante adequada. O produto é contraindicado a pessoas com antecedentes de hipersensibilidade a Desonida, em lesões tuberculosas, sifilíticas e virais (como herpes, vacínia ou varicela).

Observações


-

Reações Adversas


As reações indesejáveis dos corticosteroides tópicos estão diretamente relacionadas com a potência do corticosteroide, concentração, o volume aplicado, o modo de aplicação (se oclusivo ou não) e o tempo do tratamento. Os efeitos adversos mais frequentemente encontrados são as atrofias cutâneas, estrias, telangiectasias, hipopigmentação, hipertricose e púrpura senil. Podem também agravar ou mascarar quadros infecto-parasitários. Retardam a cicatrização de úlceras e ferimentos da pele. Ocasionalmente, podem provocar dermatites de contato, porém geralmente isto se deve aos componentes da forma farmacêutica. Os efeitos sistêmicos, tais como Síndrome de Cushing, hiperglicemia e glicosúria, podem ocorrer devido à absorção em grandes quantidades de corticosteroide e/ou uso prolongado, e geralmente quando usados em curativos oclusivos. As crianças e os hepatopatas são mais susceptíveis. O risco de supressão do eixo hipotalâmico-hipofisário- adrenal (HHA) aumenta com a potência do preparado, assim como com a superfície de aplicação e com a duração do tratamento. A função adrenal volta a normalidade com a suspensão do tratamento.

Bibliografia


1. https://www.dermage.com.br/dermage/paginas/estudo-desonida.pdf 2. http://www.medicinanet.com.br/bula/1826/desonida.htm