Home / Pricípios ativos / D Pantenol

D Pantenol

( Cabelo , Cicatrizante , Cicatrizante para a pele , Hidratação e Pele )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Tópico

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

solução, loção, creme, condicionador, shampoo.

Indicação


Quando aplicado topicamente, na pele ou cabelo, o Pantenol é convertido a Ácido pantotênico, constituinte da Coenzima A, que atua como carreadora nas reações de acetilação do Ciclo de Krebs. O "acetato ativado" formado na reação do acetato com a Coenzima A é essencial na síntese de lipídios e proteínas, sendo portanto, de grande importância à pele. Desenvolve um efeito eutrófico dérmico e cicatrizante aumentando a resistência das fibras colágenas. Sua absorção cutânea é rápida, atinge o sangue e liga-se às proteínas séricas (betaglobulinas). Além de sua ação cicatrizante, tem ação anti-seborréica para o folículo piloso e ação umectante e estimulante do metabolismo epitelial. Sua propriedade umectante é rápida e de ação profunda, não apresentando aspecto gorduroso ou pegajoso geralmente associado ao óleo mineral e ésteres graxos. A pró-vitamina B5 estimula a proliferação celular e auxilia na reparação de tecidos lesados, com queimaduras mesmo solares, dermatites, além de promover a queratinização normal e cicatrização de feridas. Atua também como um "carreador" de várias matérias-primas, como óleos e fragâncias (às vezes turvam certos géis), devido à solubilidade do D-PANTENOL tanto em água como em óleo. Em géis aquosos ou hidroalcoólicos, ajuda a controlar a viscosidade do gel, permitindo um melhor espalhamento na pele.

Posologia


É indicado topicamente em concentrações que variam de 0,5 a 5% em cremes, loções, soluções, pomadas, shampoos, condicionadores, etc.

Restrições de uso


-

Interação Medicamentosa


-

Contraindicação


O uso de D-PANTENOL é contra-indicado em hemofílicos. Deve-se aplicar com precaução em pacientes com dermatopatias ou com antecedentes de hipersensibilidade ou alergia cutânea.

Observações


-

Reações Adversas


-

Bibliografia


1. https://www.dermage.com.br/dermage/paginas/estudo-Pantenol.pdf