Cotar Agora
Home / Pricípios ativos / Condroitina Sulfato

Condroitina Sulfato

( Articulações )

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado?

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

Cápsulas, saches

É um mucopolissacarídeo existente naturalmente no tecido conectivo, como a pele, ossos e cartilagens, que forma juntamente com as proteínas não globulares a matriz intercelular. Tem a propriedade de formar soluções viscosas, com alto poder hidratante e anti-inflamatório. Para uso oral é indicado no tratamento da osteoartrite e na redução da percepção da dor, inclusive durante a prática de exercícios físicos. Geralmente associado ao sulfato de glucosamina, pois podem atuar sinergicamente, estimulando a produção de cartilagem e também auxiliam no controle das enzimas que destroem a cartilagem.

Como usar?

Recomenda-se a ingestão de 500 a 1.200mg/dia, sendo o mais usual 400mg duas vezes ao dia.

Restrições de uso

Uso adulto

Sulfato de condroitina pode reduzir a ação dos medicamentos doxorrubicina, etoposideo e teniposideo. Intefere na ação de medicamentos anticoagulantes (varfarina), aumentando o risco de sangramentos. Pode reduzir a eficácia dos agentes antidiabéticos (acarbose, glimepirida, metformina dentre outros). Informe seu médico se estiver tomando algum destes medicamentos para que seja realizado um ajuste nas dosagens. Recomenda-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com sulfato de condroitina.

Contraindicação

Não utilize sulfato de condroitina se estiver grávida ou amamentando ou se apresentar hipersensibilidade (alergia) ao sulfato de condroitina.

Observações

Siga SEMPRE as orientações do seu médico. Evite a auto-medicação. “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”. “SULFATO DE CONDROITINA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA” VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

Efeitos Colaterais

De maneira geral, o sulfato de condroitina é bem tolerado no uso oral, com mínimos efeitos colaterais descritos, incluindo náuseas, diarréia, rash cutâneo e cefaléia.

Bibliografia

ARTROLIVE. Labortório Aché. Bula do medicamento. Disponível em: http://www.ache.com.br/produtos/ache-sob-prescricao/artrolive-sache-444/. Acesso em junho de 2017. SULFATO DE CONDROITINA. Material técnico Farmacam. Disponível em: http://www.farmacam.net.br/Literatura%20Alopatia%20FARMACAM/monografias%20FARMACAM/condroitina%20farmacam.pdf. Acesso em junho de 2017.