Cotar Agora
Home / Pricípios ativos / Codeina

Codeina

( Analgésico e Anti-inflamatório )

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado?

Sim

Tipo de Receita

Receita de Controle Especial (branca, 2 vias)

Manipulado

cápsulas, xarope, ampola injetável.

A Codeína é um analgésico potente, chamado de opióide, que contém como princípio ativo o Fosfato de Codeína. Este remédio é útil para o alívio de dores moderadas, além de ter efeito antitussígeno, já que bloqueia o reflexo da tosse a nível cerebral.

Como usar?

Para efeito analgésico em adultos, a Codeína deve ser usada na dose de 30 mg (ou entre 15 e 60 mg), a cada 4 a 6 horas, não devendo-se ultrapassar a dose máxima de 360 mg por dia. Já para crianças, a dose é de 0,5 mg/kg/peso corporal ou 15 mg/m² de superfície corporal a cada 4 a 6 horas. Para alívio da tosse, é utilizada uma dose menor, que pode ser entre 10 a 20 mg, a cada 4 ou 6 horas, para adultos e crianças acima de 6 anos.

Restrições de uso

Uso Adulto e Pediátrico

Os efeitos depressores da codeÉna sÖo potencializados pela administração concomitante de outros depressores do Sistema Nervoso Central como o alcool, sedativos, anti-histamínicos ou drogas psicotrópicas. A quinidina pode inibir os efeitos analgésicos da codeina por impedir sua metabolização. O uso concomitante de anticolinérgicos e codeína pode produzir íleo paralítico.

Contraindicação

O uso de Codeína esta contra-indicado na gravidez, menores de 3 anos, depressão respiratória aguda, diarreia causada por envenenamento e associada com colite pseudomembranosa ou em caso de tosse com expectoração.

Observações

-

Efeitos Colaterais

Alguns efeitos colaterais do uso de Codeína incluem sonolência, prisão de ventre, suores e sentidos confusos.

Bibliografia

1. https://www.tuasaude.com/codeina/