Codeina
( Analgésico e Anti-inflamatório )
Formas de Administração
Uso OralControlado?
SimTipo de Receita
Receita de Controle Especial (branca, 2 vias)Manipulado
cápsulas, xarope, ampola injetável.A Codeína é um analgésico potente, chamado de opióide, que contém como princípio ativo o Fosfato de Codeína. Este remédio é útil para o alívio de dores moderadas, além de ter efeito antitussígeno, já que bloqueia o reflexo da tosse a nível cerebral.
Para efeito analgésico em adultos, a Codeína deve ser usada na dose de 30 mg (ou entre 15 e 60 mg), a cada 4 a 6 horas, não devendo-se ultrapassar a dose máxima de 360 mg por dia. Já para crianças, a dose é de 0,5 mg/kg/peso corporal ou 15 mg/m² de superfície corporal a cada 4 a 6 horas. Para alívio da tosse, é utilizada uma dose menor, que pode ser entre 10 a 20 mg, a cada 4 ou 6 horas, para adultos e crianças acima de 6 anos.
Uso Adulto e Pediátrico
Os efeitos depressores da codeÉna sÖo potencializados pela administração concomitante de outros depressores do Sistema Nervoso Central como o alcool, sedativos, anti-histamínicos ou drogas psicotrópicas. A quinidina pode inibir os efeitos analgésicos da codeina por impedir sua metabolização. O uso concomitante de anticolinérgicos e codeína pode produzir íleo paralítico.
O uso de Codeína esta contra-indicado na gravidez, menores de 3 anos, depressão respiratória aguda, diarreia causada por envenenamento e associada com colite pseudomembranosa ou em caso de tosse com expectoração.
-
Alguns efeitos colaterais do uso de Codeína incluem sonolência, prisão de ventre, suores e sentidos confusos.
1. https://www.tuasaude.com/codeina/