Cotar Agora
Home / Pricípios ativos / Cloridrato de minociclina

Cloridrato de minociclina

( Antibiótico )

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado?

Sim

Tipo de Receita

Receita de Controle Especial (branca, 2 vias)

Manipulado

Cápsulas

O cloridrato de minociclina é um antibiótico do grupo das tetraciclinas e com ação sobre grande número de bactérias. As tetraciclinas são principalmente bacteriostáticas e acredita-se que exerçam sua ação inibindo a síntese de proteínas.

Como usar?

200 mg a cada 12 horas em adultos.

Restrições de uso

Uso Adulto e crianças acima de 8 anos.

Deve-se evitar a administração de tetraciclinas (como a minociclina) em associação à penicilina ou uso concomitante com contraceptivos orais (por exemplo, gestodeno + etinilestradiol). Antiácidos contendo alumínio, cálcio ou magnésio e preparações contendo ferro não devem ser tomados por pessoas em uso oral de tetraciclinas. O cloridrato de minociclina deve ser usado com cuidado em pacientes com insuficiência renal grave. Na presença de insuficiência renal, as doses orais ou parenterais usuais podem levar a acúmulo sistêmico do fármaco e possível toxicidade hepática. As tetraciclinas não são recomendadas em crianças com 8 anos de idade ou menos. Como as tetraciclinas podem deprimir a atividade da protrombina plasmática, os pacientes sob terapia anticoagulante podem requerer redução posológica do anticoagulante. Foi relatado que o uso concomitante de tetraciclinas e metoxiflurano pode resultar em toxicidade renal fatal.

Contraindicação

O produto é contraindicado a pessoas com alergia conhecida a tetraciclinas

Observações

-

Efeitos Colaterais

O cloridrato de minociclina é geralmente bem tolerado. Podem ocorrer, ocasionalmente, tontura, distúrbios digestivos, erupções na pele ou aparecimento de outras infecções. O uso de tetraciclinas durante o desenvolvimento dos dentes (da última metade da gravidez até os 8 anos de idade) pode causar manchas permanentes no esmalte.

Bibliografia

1. http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=9073222013&pIdAnexo=1842120