Home / Pricípios ativos / Ciprofibrato

Ciprofibrato

( Anticolesterolêmico )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

cápsulas

Indicação


O ciprofibrato é indicado como adjunto à dieta e outros tratamentos não farmacológicos (por exemplo, exercício, redução de peso) nos seguintes casos: - tratamento de hipertrigliceridemia severa isolada (elevação de gordura no sangue). - hiperlipidemia mista (aumento de colesterol no sangue) quando a estatina ou outro tratamento eficaz são contraindicados ou não são tolerados.

Posologia


100 mg ao dia

Restrições de uso


Uso Adulto

Interação Medicamentosa


Associação contraindicada Como com outros fibratos, o risco de rabdomiólise (destruição das células musculares) e mioglobinúria (perda de mioglobina, uma proteína típica dos tecidos musculares) pode ser aumentado se o ciprofibrato for utilizado em associação com outros medicamentos semelhantes. Associação não recomendada Como com outros fibratos, o risco de rabdomiólise e mioglobinúria pode ser aumentado se o ciprofibrato for utilizado em associação com inibidores da HMG CoA redutase. Associação que requer precaução O ciprofibrato tem demonstrado potencializar o efeito da varfarina, indicando que o tratamento com anticoagulante oral concomitante deve ser administrado com dose reduzida e ajustada. Associações que devem ser consideradas Embora o ciprofibrato possa potencializar o efeito dos hipoglicemiantes orais (medicamentos que diminuem a taxa de açúcar no sangue), os dados disponíveis não sugerem que tal interação poderá causar problemas clinicamente significativos. Os estrógenos podem aumentar os níveis de lipídios.

Contraindicação


O ciprofibrato não deve ser utilizado nos seguintes casos: - insuficiência hepática (do fígado) severa; - insuficiência renal (dos rins) severa; - gravidez e lactação; - associação com outros fibratos (por exemplo: clorfibrato, bezafibrato, genfibrozila e fenofibrato); - alergia ao ciprofibrato ou a qualquer componente do produto;

Observações


-

Reações Adversas


Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento). Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento). Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento). Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento). Não conhecida (não pôde ser estimado a partir dos dados disponíveis). Distúrbios da pele Comum: rash (erupções cutâneas), alopecia (perda de cabelos ou pelos). Não conhecida: urticária, coceira e, sensibilidade a luz, e eczema (inflamação da pele na qual ela fica vermelha, escamosa e algumas vezes com rachaduras ou pequenas bolhas). Distúrbios Musculares Comum: mialgia (dor muscular). Não conhecida: miopatia (doença muscular), miosite (doença inflamatória do músculo) e rabdomiólise (destruição das células musculares). Na maioria dos casos, a toxicidade muscular é reversível com a suspensão do tratamento. Distúrbios do sistema Nervoso Comum: dor de cabeça, vertigem, tontura e sonolência. Distúrbios Gastrintestinais Comum: náuseas, vômitos, diarreia, dispepsia (indigestão) e dor abdominal. De maneira geral, estas reações adversas foram de natureza leve a moderada, e ocorreram no início do tratamento, tornando-se menos frequentes com a continuação do tratamento. Distúrbios Hepato-Biliares (relativas ao fígado e a vesícula biliar) Não conhecida: anormalidades nos testes de função hepática, colestase (redução do fluxo biliar), citólise (quebra de células) e colelitíase (formação de cálculos biliares). Foram observados casos excepcionais com evolução crônica. Distúrbios Respiratórios, torácicos e mediastinal Não conhecida: pneumonite (inflamação nos pulmões), fibrose pulmonar (formação de tecido fibroso nos pulmões). Distúrbios Gerais e Condições no Local da Administração Comum: fadiga (cansaço). Distúrbios do Sistema Reprodutivos e nos Seios Não conhecida: disfunção erétil.

Bibliografia


1. http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=15258222016&pIdAnexo=3293816