Home / Pricípios ativos / Cálcio

Cálcio

( Antihipertensivo , Antiosteoporótico e Vasoprotetor )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Não

Tipo de Receita

-

Manipulado

Cápsulas

Indicação


O cálcio possui as mais variadas funções, sendo a principal a formação de ossos e dentes. Uma dieta com quantidades de cálcio adequadas é fundamental para a manutenção da massa óssea, garantindo, assim, a integridade do esqueleto. O cálcio também tem participação nas funções neuromusculares. Nas fibras musculares, por exemplo, o influxo de cálcio para o interior da célula promove reações que desencadeiam a contração muscular. Além disso, o cálcio atua: como mensageiro no interior das células; ao se ligar com proteínas e fosfolipídios, promove a permeabilidade da membrana; e, em algumas células, como as presentes nas adrenais, é responsável pela secreção de hormônios. Outro papel importante do cálcio diz respeito à coagulação, uma vez que é responsável pela ativação de fatores que possibilitam esse processo. A pressão arterial também apresenta relação com a quantidade de cálcio ingerida. Pesquisas indicam que uma alimentação com níveis de cálcio adequados previne e ajuda no tratamento da hipertensão arterial.

Posologia


Até 1000mg/dia

Restrições de uso


Uso Adulto e Pediátrico

Interação Medicamentosa


Evitar ingerir o cálcio junto a outros medicamentos que contenham ferro, etidronato, fenitoína ou tetraciclinas. Não ingerir com alimentos como espinafre, ruibarbo, farelo de trigo e outros cereais. Evitar também a ingestão conjunta de café, leite e álcool.

Contraindicação


Contraindicado a pacientes com hipercalemia, problemas renais graves, sarcoidose e hipercalciúria grave. Pacientes com propenção a formação de cálculos renais devem utilizar sob supervisão médica.

Observações


-

Reações Adversas


Em casos raros, podem ocorrer leves problemas no estômago e no intestino. O uso prolongado de cálcio em idosos pode provocar constipação intestinal.

Bibliografia


1. http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/importancia-calcio.htm 2. http://www.jornadasendocrinologia-aveiro.com/files/Suplementos%20de%20c%C3%A1lcio.pdf 3. http://www.sanofi.com.br/produtos/notice_oscal.pdf