Home / Pricípios ativos / Cafeína

Cafeína

( Suplementos )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Não

Tipo de Receita

-

Manipulado

Cápsulas

Indicação


A cafeína tem uma atuação direta no sistema nervosos central. Uma de suas principais características é justamente a inibição e bloqueio dos efeitos da adenosina. Desta maneira, a força contrátil dos músculos esqueléticos é acentuada (Plasket e Cafarelli, 2001). Além disso, a cafeína ainda tem outros efeitos, como a melhora do estado de alerta e diminuindo a sensação de fadiga (Pereira et al, 2010). Isso tudo faz com que a cafeína seja uma substância de alto potencial ergogênico, que aumenta consideravelmente o potencial para a prática esportiva ou física. Além disso, ainda temos outros efeitos importantes. Em alguns estudos, foi possível comprovar que a cafeína mostrou-se capaz de modificar a percepção da dor durante a realização de exercícios(Tarnopolsky, 2008). O motivo encontrado para explicar isso é o aumento da concentração de beta endorfinas. Estas, tem a capacidade de aumentar a analgesia e diminuir a sensação de dor. Isso faz com que exercícios mais intensos e extenuantes possam ser feitos por mais tempo (Guerra e Guerra 2006). Os efeitos ergogênicos da cafeína vem sendo demonstrados em estudos nas mais variadas atividades, sempre demonstrando aumento da potência muscular e aumentando o tempo da atividade até a exaustão.

Posologia


A dose máxima de cafeína recomendada para o uso por atletas não deve ultrapassar 300 mg

Restrições de uso


Uso Adulto

Interação Medicamentosa


-

Contraindicação


É contraindicado para: crianças; alérgicos a cafeína; hipertensos, problemas de arritmia e outras doenças cardíacas; deficiências renais ou no figado; gestantes e lactantes. Não é indicado a cafeína também para pessoas que estejam utilizando antidepressivos ou outras drogas que podem ser potencializadas com sua ingestão.

Observações


-

Reações Adversas


-

Bibliografia


"1.http://www.treinomestre.com.br/cafeina/ 2. http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2017/07/descubra-o-que-cafeina-faz-com-seu-corpo-e-seu-cerebro.html 3. https://belezaesaude.com/cafeina/"