Cotar Agora
Home / Pricípios ativos / Biotina

Biotina

( Cabelo , Estimulante capilar e Unhas )

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado?

Não

Tipo de Receita

SD

Manipulado

Cápsulas

A Biotina é uma vitamina do complexo B, podendo ser encontrada em alimentos como amêndoas, ovos, fígado, nozes, sardinhas e grãos integrais. Ela tem um papel importante no metabolismo das células, metabolizando aminoácidos e carboidratos, além de auxiliar na conversão dos nutrientes ingeridos em energia. Bons níveis de biotina no organismo podem auxiliar: - A redução do colesterol e triglicerídeos. - Na manutenção de níveis de açúcar regulares no sangue. Essa manutenção, que evita momentos de excesso ou de escassez de açúcar, reduz a pressão sobre os níveis de insulina. Dessa forma, a biotina pode atuar na prevenção e redução da severidade do diabetes tipo 2 e na perda de peso. - Na manutenção da saúde da pelo, unhas e cabelos. - Na ativação de enzimas atuantes nos processos de digestão, contribuindo assim na absorção mais rápida e mais segura dos nutrientes necessários. - Na perda de peso através de suas funções no metabolismo. A ativação das enzimas, garante a absorção dos nutrientes necessários, evitando que o corpo tenha reações negativas que levam ao acúmulo de gordura a ao aumento exagerado do apetite. - Ganho de massa muscular, devido as suas ações reparadoras musculares. Aumenta também o fornecimento de energia necessária para a síntese proteica, fator essencial para o crescimento dos músculos.

Como usar?

As recomendações de ingestão de botina são de 10-20 mcg (microgramas) para crianças recém-nascidas à três anos; 25 mcg para crianças de quatro à seis anos; 30 mcg para quem tem de sete à dez anos; e 30-100 mcg para adolescentes e adultos.

Restrições de uso

Uso adulto e pediátrico

Não foram encontrados relatos de interações de outros medicamentos e alimentos com a biotina.

Contraindicação

A Biotina está contraindicada para grávidas, mulheres em fase de amamentação, idosos, crianças com menos de 12 anos.

Observações

Siga SEMPRE as orientações do seu médico. Evite a auto-medicação. “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”.

Efeitos Colaterais

As reações mais comuns são irritação do sistema gastrointestinal, diarreia e náuseas.

Bibliografia

BIOTINA. Material técnico. Disponível em: http://www.umm.edu/health/medical/altmed/supplement/vitamin-h-biotin. Acesso em junho de 2017. BIOTINA. Material técnico. Disponível em: http://vitamins.lovetoknow.com/Biotin_Side_Effects. Acesso em junho de 2017. BIOTINA. Material técnico. Disponível em: https://www.drugs.com/cons/biotin.html. Acesso em junho de 2017. BIOTINA. Material técnico. Disponível em:http://www.mayoclinic.org/drugs-supplements/biotin-oral-route/description/drg-20062359. Acesso em junho de 2017. BIOTINA. Material técnico. Disponível em:http://europepmc.org/abstract/med/11800048. Acesso em junho de 2017.