Cotar Agora
Home / Pricípios ativos / Betametasona 17-valerato

Betametasona 17-valerato

( Antialérgico , Anti-inflamatório e Corticóides )

Formas de Administração

Uso Tópico

Controlado?

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

pomada, creme, loção.

Valerato de betametasona é indicado para o tratamento das seguintes condições: eczemas, inclusive atópico infantil e discoide; psoríase, exceto psoríase em placa disseminada; neurodermatoses, incluindo líquen simples e líquen plano; dermatite seborreica e dermatites de contato; lúpus eritematoso discoide e eritroderma generalizado. O efeito anti-inflamatório de valerato de betametasona é igualmente útil para o controle de picadas de inseto e miliária rubra.

Como usar?

De 0,025% a 0,1%, aplicar uma fina camada da preparação, sobre a região afetada e repetir 2 a 4 vezes ao dia.

Restrições de uso

Uso Adulto e Pediátrico acima de 1 ano de idade

A coadministração de medicamentos que podem inibir o citocromo CYP3A4 (Ex. ritonavir, itraconazol) demonstrou capacidade de inibir o metabolismo dos corticosteroides levando ao aumento da exposição sistêmica. A relevância clínica desta coadministração depende da dose e da via de administração dos corticosteroides e da potência do inibidor do citocromo CYP3A4.

Contraindicação

Valerato de betametasona é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, para o tratamento de infecções cutâneas não tratadas, rosácea, acne vulgar, prurido sem inflamação, prurido perianal e genital, dermatite perioral e dermatoses em crianças com menos de 1 ano de idade, inclusive dermatite.

Observações

-

Efeitos Colaterais

Manifestações de hipercortisolismo (Síndrome de Cushing) e supressão reversível do eixo hipotálamohipófise-adrenal (HPA) levando à insuficiência glicocorticoide, podem ocorrer em alguns indivíduos como resultado de uma elevação na absorção sistêmica de esteroides tópicos. Se alguma das verificações acima for observada, interrompa o uso da droga gradualmente, reduzindo a frequência de aplicação, ou substituindo por um corticosteroide menos potente. A interrupção abrupta do tratamento pode resultar em insuficiência glicocorticoide.

Bibliografia

1. https://infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/b/betametasona-17-valerato.pdf 2. http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=10152522015&pIdAnexo=2956698