Home / Pricípios ativos / Berberina

Berberina

( Anticolesterolêmico , Antihipertensivo e Anti-inflamatório )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso oral

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

capsulas

Indicação


A berberina pode melhorar a resistência à insulina. A berberina é capaz de reduzir o colesterol total, os triglicérides e o colesterol LDL, fração considerada prejudicial para o coração. Além disso, quando aliada a medicamentos para o problema, ela ainda ajudava a aumenta a fração HDL, considerado bom para a saúde. Estudos têm mostrado que a berberina pode ser protetiva contra doenças neurodegenerativas do cérebro. Por exemplo, ela ajuda a reduzir a produção de proteínas beta amilóides, relacionadas ao desenvolvimento de Alzheimer. Se ela for administrada logo após um AVC, outros estudos mostram que ela pode proteger os neurônios dos danos causados pelo acidente. A berberina tem sido apontada em estudos como efetiva para recomposição do o epitélio intestinal, evitando a passagem de bactérias nocivas para a circulação. Isso ocorre devido a sua ação anti-inflamatória. Estudos preliminares têm mostrado a eficácia da berberina em reduzir a hipertensão, favorecendo a saúde do coração.

Posologia


500 a 1500 mg por dia

Interação Medicamentosa


A berberina ajuda na ação de alguns medicamentos, como os indicados para diabetes e colesterol alto. No entanto, pode interferir negativamente no funcionamento destes outros: Ciclosporina Medicamentos para diabetes por conta da berberina ajudar na diminuição da glicemia Dextrometorfano Antihipertensivos Medicações com propriedades sedativas.

Contraindicação


A berberina é contraindicada para mulheres grávidas, pois as plantas de onde ela é retirada podem conter substâncias que estimulam o útero. Também é contraindicada para lactantes, pois crianças que nasceram sem a enzima glicose-6-fosfato-desidrogenase podem apresentar icterícia se ingerirem berberina.

Reações Adversas


Quando consumida em excesso, a berberina pode provocar sintomas como: Náuseas, Vômitos, Problemas renais, Paralisia do centro respiratório.

Bibliografia


1. http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/31432-berberina-conheca-os-beneficios-e-como-usar em 02/10/2017