Home / Pricípios ativos / Benzobromarona

Benzobromarona

( Antigotosos )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

cápsulas

Indicação


Age primariamente inibindo a reabsorção do ânion urato pelas células epiteliais do túbulo contorcido proximal, aumentando desta forma a excreção de ácido úrico. Entre as drogas uricosúricas, que aumentam a excreção urinária de ácido úrico, a mais eficaz é a benzobromarona sendo assim indicado para o tratamento de gota.

Posologia


É recomendado que seja usado de 50 a 200mg ao dia.

Restrições de uso


Uso Adulto

Interação Medicamentosa


Alopurinol: aumento da eliminação renal de ácido úrico e das concentrações séricas de alopurinol (aproximadamente 50%). Aspirina: redução de eficácia de benzobromarona em até 50%. Outros salicilatos também antagonizam o efeito da benzobromarona. Oxipurinol: ligeira redução da meia-vida da benzobromarona (em doses de 20mg). Esta interação não é significativa com doses maiores de benzobromarona. Pirazinamida: redução da atividade uricosúrica da benzobromarona. Perda da eficácia deste fármaco. Álcool: observou-se cristalúria (uratos) seguida de nefropatia aguda por ácido úrico; esta interação provavelmente ocorre frente a consumo excessivo de álcool.

Contraindicação


Está contraindicada em pacientes com insuficiência renal e/ou hepatopatia, uma vez que pode ser hepatotóxica. Contra indicado para gestantes e lactantes e para pacientes sensíveis a esse ativo.

Observações


-

Reações Adversas


Diarreia.

Bibliografia


1. https://infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/b/Benzobromarona.pdf 2. http://viafarmanet.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Benzobromarona.pdf