Home / Pricípios ativos / Aspartato de Potássio

Aspartato de Potássio

( Protetor renal e Suplementos )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

cápsulas

Indicação


 Hipopotassemia com alcalose metabólica ou sem ela;  Intoxicação digitálica;  Profilaxia da hipopotassemia na cirrose hepática com ascite;  Diarreia grave;  Nefropatia com perda de potássio.

Posologia


50 mg/dia

Restrições de uso


Uso adulto e Pediátrico

Interação Medicamentosa


Os corticoides e o ACTH podem diminuir os efeitos dos suplementos de potássio. Os diuréticos retentores de potássio, substitutos do sal de cozinha e medicamentos que contêm potássio tendem a facilitar o acúmulo sérico de potássio, com possível produção de hiperpotassemia. Captopril e o Enalapril podem produzir hiperpotassemia. Não é recomendável o uso simultâneo com glicosídeos digitálicos. O uso crônico e excessivo de laxantes pode reduzir as concentrações séricas de potássio. O uso simultâneo com quinidina potencializa os efeitos antiarrítmicos da mesma.

Contraindicação


-

Observações


Evitar o uso em insuficientes renais. Hiperpotassemia. A relação risco-benefício deverá ser avaliada na presença de acidose metabólica com oligúria, doença de Addison não tratada, desidratação aguda, diarreia grave, bloqueio cardíaco agudo ou completo e oligúria.

Reações Adversas


Pode ocasionar diarreia, náuseas e vômitos. São de incidência rara: confusão, ritmos cardíacos irregulares, dispneia, ansiedade, cansaço ou debilidade não habituais, debilidade ou peso nas pernas, intumescimento ou formigamento em mãos, pés ou lábios.

Bibliografia


https://infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/a/Aspartato%20de%20pot%C3%A1ssio.PDF