Home / Pricípios ativos / Anfepramona

Anfepramona

( Controle de peso e Tratamento da obesidade )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Sim

Tipo de Receita

Receita acompanhada de Notificação de Receita B (receita azul) e Termo de Responsabilidade do Prescritor (3 vias)

Manipulado

cápsulas

Indicação


É indicado no tratamento da obesidade exógena, a ser utilizado durante algumas semanas como coadjuvante à terapia de dietas com restrição calórica. OBS.: a utilização desta classe de drogas deverá ser por tempo limitado a 4 semanas, somente para auxiliar a adesão à dieta hipocalórica. O benefício limitado que substâncias desta classe podem oferecer, deverá ser comparado com os riscos potenciais.

Posologia


Converse com seu médico para definir a melhor dosagem para seu caso.

Restrições de uso


Uso Adulto

Interação Medicamentosa


O uso concomitante de anfetaminas e antidepressivos tricíclicos pode levar a hipertensão, efeitos cardiovasculares e estimulação psíquica. Uma reação semelhante pode ocorrer com substâncias com atividades farmacológicas semelhantes às anfetaminas. Os inibidores da MAO podem potencializar o efeito simpatomimético da anfepramona e o uso concomitante da anfepramona e inibidores da MAO é contra indicado. Os inibidores da MAO devem ser interrompidos pelo menos 14 dias antes de iniciar o tratamento com Hipofagin® S. Medicamentos com ação sobre a tireóide ou sobre o SNC podem reforçar o estímulo sobre o SNC. O efeito de alguns antihipertensivos (guanetidina, clonidina, metildopa) poderá ser atenuado. A utilização concomitante de Anfepramona e anestésicos voláteis poderão causar arritmias e crise hipertensiva pré-operatória, recomendando-se a interrupção da administração de Anfepramona alguns dias antes da intervenção cirúrgica. Pacientes diabéticos deverão ser adequadamente controlados quando da utilização da anfepramona concomitantemente a dietas hipocalóricas. O uso concomitante de sibutramina e outros agentes supressores de apetite de ação central não foi sistematicamente avaliado. No entanto, a sibutramina pode levar ao aumento do risco de hipertensão e taquicardia. Efeitos farmacológicos aditivos entre outros agentes supressores de apetite e sibutramina podem ocorrer. Devido ao aumento do risco de cardiotoxicidade, o uso concomitante de tioridazina está contra-indicado.

Contraindicação


Deve ser utilizado com cautela em pacientes com hipertensão arterial, doenças cardiovasculares (como arritmia), epilepsia e diabetes. Crianças abaixo de 12 anos, idosos, pacientes alcoólatras crônicos, pacientes com propensão para abuso de drogas não devem tomar Anfepramona.

Observações


-

Reações Adversas


Podem ocorrer insônia, fraqueza, cansaço, dor de cabeça, vertigem, nervosismo, irritabilidade, manifestações depressivas, alteração do paladar, boca seca, náuseas, vômitos, diarreia ou constipação, taquicardia, perturbações das funções sexuais e urticária. Normalmente estes efeitos são transitórios. Caso algum destes efeitos seja persistente, consulte seu médico. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

Bibliografia


1. http://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/hipofagins.pdf