Home / Pricípios ativos / Anastrozol

Anastrozol

( Antineoplásico )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

Cápsulas

Indicação


O Anastrozol é indicado para o tratamento do câncer de mama inicial em mulheres na pós-menopausa. Este medicamento diminui o risco de incidência de câncer de mama na outra mama, sendo útil como tratamento adjuvante.

Posologia


Tomar 1 cápsula de 1 mg por via oral uma vez ao dia, com água, sempre no mesmo horário

Restrições de uso


Uso adulto

Interação Medicamentosa


O tamoxifeno e/ou outros tratamentos com estrogênio não devem ser administrados concomitantemente com anastrozol porque eles podem diminuir sua ação farmacológica.

Contraindicação


O Anastrozol está contraindicado em crianças, em mulheres na pré-menopausa, na gravidez ou em mulheres que possam ficar grávidas durante o tratamento, na amamentação e em indivíduos com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula. Este remédio não deve ser utilizado em caso de doença no fígado ou nos rins, ou caso o paciente esteja tomando outros remédios, sem orientação médica.

Observações


“ANASTROZOL É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA” VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. Siga SEMPRE as orientações do seu médico. Evite a auto-medicação. “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”.

Reações Adversas


Reações Muito Comuns: ondas de calor; astenia (fraqueza); artralgia (dor nas articulações); dor de cabeça; artrite; lesões na pele com vermelhidão; Reações Comuns: alopécia (queda de cabelos); reações alérgicas; diarreia; sonolência; distúrbios sensoriais como parestesia (sensação de formigamento ou dormência da pele), perda e alteração do paladar. Reações Incomuns: aumento do cálcio no sangue; hepatite; urticária; Reações Raras: eritema multiforme (vermelhidão inflamatória da pele), reação anafilactoide (reação alérgica intensa) e vasculite cutânea (inflamação dos vasos da pele). Reações Muito Raras: síndrome de Stevens-Johnson (forma grave multiforme de reação alérgica) e angioedema (inchaço da pele, mucosas, vísceras e cérebro).

Bibliografia


ANVISA, 2017. Lista de medicamentos referência. Disponível em: http://http://portal.anvisa.gov.br/registros-e-autorizacoes/medicamentos/produtos/medicamentos-de-referencia/lista. Acesso em junho de 2017. ARIMIDEX. Laboratório Astrazeneca. Bula do medicamento. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/index.asp. Acesso em junho de 2017.