Home / Pricípios ativos / Amoxilcilina Tri-hidratada

Amoxilcilina Tri-hidratada

( Antimicrobiano )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Sim

Tipo de Receita

Receita de Controle Especial (branca, 2 vias)

Manipulado

-

Indicação


A amoxicilina é um antimicrobiano da classe das penicilinas, semi-sintético, de amplo espectro, do grupo dos -lactâmicos utilizado no tratamento de infecções bacterianas.

Posologia


Adultos: 500mg a cada 8 horas. Crianças: Dose por quilo de acordo com a prescrição.

Restrições de uso


-

Interação Medicamentosa


-

Contraindicação


A amoxicilina é contraindicada a pacientes com história de reações alérgicas e hipersensibilidade às penicilinas, nos casos de infecções por Staphylococcus penicilino-resistentes e nas produzidas por bacilo piociânico, ricketsias e vírus. Deve-se dedicar atenção à possível sensibilidade cruzada com outros antibióticos beta-lactâmicos, como por exemplo, as cefalosporinas.

Observações


Fale com um especialista e aproveite melhor todos os efeitos que este ativo proporciona. Lembre-se de contar com uma boa farmácia de manipulação para desenvolvê-lo.

Reações Adversas


Reações comuns: - Reações da pele, possivelmente na forma de espinhas vermelhas, que podem provocar coceira e às vezes lembram as erupções cutâneas causadas pelo sarampo. As manchas podem formar bolhas ou marcas protuberantes, vermelhas, cujo centro é descorado. A pele ou as manchas e bolhas podem sangrar, descamar ou descascar. Esses sintomas são às vezes acompanhados de febre. - Diarreia: alguns pacientes podem apresentar diarreia (várias evacuações amolecidas por dia). - Náusea: ocasionalmente, o produto pode causar indigestão ou fazer você se sentir enjoado ou algumas vezes vomitar. Se isso acontecer, os sintomas normalmente são leves e quase sempre podem ser evitados se você tomar o medicamento no início das refeições. Caso esses sintomas continuem ou se tornem graves, consulte o médico.

Bibliografia


1. Rang HP, Farmacologia. 2. DEF – Dicionário de Especialidades Farmacêuticas, 44a Ed. 3. Miguel, GC et al. Quantificação de antibióticos beta-lactâmicos em medicamentos veterinários: determinação de amoxicilina e ampicilina por cromatografia líquida de alta eficiência. 2013.