Cotar Agora
Home / Pricípios ativos / Amitriprilina HCL

Amitriprilina HCL

( Psicotrópico )

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado?

Sim

Tipo de Receita

Receita de Controle Especial (branca, 2 vias)

Manipulado

-

Antidepressivo tricíclico para tratamento de depressão de todos os níveis. Inibe a recaptação neuronal da norepinefrina e de serotonina no SNC.

Como usar?

O Cloridrato de Amitriptilina é indicado em uma faixa de dosagem diária de 30 a 150mg. Inicialmente são administradas dosagens de 25mg, 3 vezes ao dia, podendo ser aumentada gradativamente até 50mg, 3 vezes ao dia. Em adolescentes e pacientes idosos, a dosagem usual é de 30 a 75mg ao dia, dividida em três tomadas ou em dose única ao deitar.

Restrições de uso

-

-

Observações

É muito importante que este ativo seja recomendado por um profissional especializado. E, que ele seja desenvolvido por uma farmácia de manipulação de confiança.

Efeitos Colaterais

Os efeitos adversos mais comuns são secura da boca, constipação, tonturas, zumbidos dores de cabeça e sedação. Outros sintomas também descritos são aumento de apetite e ganho de peso.

Bibliografia

1. BATISTUZZO, J.A; ITAYA, M; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico. São Paulo/SP:Tecnopress, 4a Ed. 2011. 2. SWEETMAN, S.C; et al; MARTINDALE – Guia Completo de Consulta farmacoterapeutica. Barcelona. 2a Ed. 2005. 3. ANFARMAG; MANUAL DE EQUIVALÊNCIA. São Paulo/SP, 3a Ed. 2010.