Home / Pricípios ativos / Amilorida HCl

Amilorida HCl

( Antihipertensivo , Diurético poupador de potássio , Vasoprotetor e Diurético )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

cápsulas

Indicação


A amilorida é um diurético que atua como anti-hipertensivo diminuindo a reabsorção de sódio e poupando a excreção de potássio pelos rins, diminuindo assim o esforço cardíaco a bombear o sangue que é menos volumoso e mantendo os nível de potássio do paciente controlado, prevenindo uma hipopotassemia. Ele é indicado para edema associado à insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática ou síndrome nefrótica, hipertensão arterial (tratamento adjunto com outros diuréticos).

Posologia


Adultos: como produto isolado, 5 a 10 mg/dia, durante a refeição e em dose única pela manhã.

Restrições de uso


Uso Adulto

Interação Medicamentosa


O cloridrato de amilorida: quando administrado concomitantemente com um inibidor da enzima conversora de angiotensina, um antagonista receptor da angiotensina II, ciclosporina ou tacrolimo, o risco de hipercalemia pode ser aumentado; portanto, se o uso concomitante desses agentes for indicado por causa da presença de hipocalemia demonstrada, eles devem ser usados mediante monitoração frequente e cautelosa do nível sérico do potássio.

Contraindicação


Contraindicado a grávidas e lactantes, indivíduos com hipersensibilidade ao ativo, indivíduos com hipercalemia e que estão realizando suplementação de potássio.

Observações


-

Reações Adversas


Alteração do apetite, alteração do ritmo cardíaco, aumento da pressão intraocular, aumento do potássio no sangue, azia, boca seca, cãibras, coceira, cólicas na bexiga, confusão mental, congestão nasal, constipação intestinal, cor amarelada na pele ou nos olhos, depressão, diarreia, diminuição do desejo sexual, distúrbio visual, dor ao urinar, dor nas juntas, dor de cabeça, dor na barriga, dor no peito, pescoço ou ombros, erupção na pele, fadiga, falta de apetite, falta de ar, fraqueza, gases, queda de pressão, impotência, insônia, má digestão, náusea, nervosismo, palpitação, parestesia, queda dos cabelos, respiração curta, sangramento gastrintestinal, sonolência, tontura, tosse, tremores, urina excessiva, vômito, zumbido nos ouvidos.

Bibliografia


1. https://www.tuasaude.com/amilorida/ 2. http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=18022752016&pIdAnexo=3512998