Cotar Agora
Home / Pricípios ativos / Alendronato de Sódio

Alendronato de Sódio

( Antiosteoporótico )

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado?

Não

Tipo de Receita

-

Manipulado

-

O Alendronato de Sódio é um bifosfonado de última geração, denominado aminobiofosfonado. É um regulador do metabolismo ósseo, atua inibindo a reabsorção óssea mediada por osteoclastos. Tem as mesmas indicações e resultados que os estrógenos e ação analgésica que torna atraente seu uso em fraturas por osteoporose. É uma alternativa para as mulheres que não podem ou não querem usar estrógenos.

Como usar?

A dosagem usual para o tratamento da osteoporose, em ambos os sexos, é de 10mg/dia. Alguns médicos recomendam a dosagem de 70mg/semana em cápsulas revestidas para liberação lenta e contínua para o tratamento da osteoporose em mulheres pós-menopausadas.

Restrições de uso

-

-

Contraindicação

-

Observações

Conte com uma boa farmácia de manipulação para desenvolver o seu produto. Assim, você vai aproveitar melhor os resultados.

Efeitos Colaterais

Alimentos, alguns medicamentos e outros líquidos diminuem a absorção do Alendronato. portanto, deve ser administrado longe das refeições (com pelo menos 30 minutos de jejum) e é necessária a suplementação de cálcio. Para iniciar o tratamento, devem ser descartados estados de osteomalácia, ou deterioração da mineralização esquelética por causa de hipocalcemia, hipofosfatemia ou déficit de Vit C. É contra indicado na gravidez, lactação, crianças, insuficiência renal severa e problemas ativos do TGI. Os efeitos colaterais são raros, mas podem ocorrer dores abdominais, erupção cutânea e eritema.

Bibliografia

1. SWEETMAN, S.C; et al; MARTINDALE – Guia Completo de Consulta farmacoterapeutica. Barcelona. 2a Ed. 2005. 2. The Merck Index, 3o edição. Merck & CO.,INC, 2001 3. BATISTUZZO, J.A; ITAYA, M; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico. São Paulo/SP:Tecnopress, 3a Ed. 2006.