Cotar Agora
Home / Pricípios ativos / Alcachofra Extrato Seco / Cynara Scolymus L.

Alcachofra Extrato Seco / Cynara Scolymus L.

( Anticolesterolêmico , Fitoterápico , Hepatoprotetor e Diurético )

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado?

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

cápsulas

A alcachofra é usada para casos de hiperlipidemia e ateromatose no interior dos tecidos adipóides. A ação protetora e regeneradora das células hepáticas (hepatócitos) é obtida pelos flavonóides e glialcooliterpênicos que estimulam a síntese a síntese enzimática básica do metabolismo hepático. Na uremia (ureia sanguínea), a cinarina melhora a excreção da amônia através de um aumento da produção de ácido úrico pelo epitélio renal. A ação diurética auxilia a eliminação de uréia e das substâncias tóxicas decorrentes do metabolismo celular, conferindo assim á alcachofra a ação depurativa. O amargor da cinaropicrina aumenta a secreção gástrica e sua acidez. A alcachofra não dissolve os cálculos biliares, mas diminui as cólicas, exercendo um efeito preventivo em pessoas predispostas a desenvolverem litíase. A oxidase (enzima hidrossolúvel) é provavelmente a responsável pela ação redutora da taxa de glicose sanguínea (hipoglicemiante) da alcachofra.

Como usar?

Cápsulas de Alcachofra (extrato seco) 100 a 150 mg por dose. Tomar 3 vezes ao dia após as principais refeições (300 a 450 mg/dia). Para hiperlipidemia utilizar 1 a 2 g/dia. Tintura: 5 a 25 mL ao dia. Decocto das folhas: 10 g/litro. Tomar 1 xícara após as refeições.

Restrições de uso

Uso Adulto e Pediátrico

-

Contraindicação

A alcachofra apresenta cinaropicrina, uma lactona sesquiterpenica potencialmente alergênica. Pessoas com hipersensibilidade a qualquer membro da família Compositae podem desenvolver uma reação alérgica à alcachofra.

Observações

-

Efeitos Colaterais

-

Bibliografia

1. http://iberoquimica.com.br/Arquivos/Insumo/arquivo-084721.pdf 2. http://www.lemnisfarmacia.com.br/fitoterapia-%E2%80%93-alcachofra-protege-o-figado-e-reduz-colesterol-e-glicose-naturalmente/