Agar Agar

Laxantes e Tratamento da obesidade

Como administrar? Uso Oral
Controlado? Não
Tipo de receita Receita Simples (branca, 1 via)
Manipulado cápsulas
Para que serve?

O agar agar, também conhecido como agarose, é uma hemicelulose mucilaginosa, extraída de algumas espécies de algas vermelhas (Rodofíceas), como Gelidium cartilagineum (Gelidiaceae) e Gracilaria confervoides (Sphaerococaceae). É insolúvel em água fria, na qual gelifica, aumentando em 6 vezes o seu volume. É usado por sua ação demulcente e formadora de massa, para o tratamento da constipação crônica, síndrome do intestino irritável, diverticulite e para o controle das hemorroidas e colostomias. Em obesidade está indicado quando houver também enterocolopatia funcional, com predominância de constipação, ou para fornecer ao paciente a sensação de plenitude gástrica, pois os coloides hidrófilos e mucilagens aumentam de volume, absorvendo água e formando géis.

Como usar?

A posologia varia de 2 a 5g ao dia, em doses divididas, às refeições. Pode ser utilizado também como excipiente nas formulações em cápsulas, bastando indicar “qsp 1 cápsula”.

Restrições de uso

Uso Adulto e Pediátrico

Interação Medicamentosa

-

Contraindicação

-

Observações

Deve-se tomar precauções em pacientes diabéticos, pois o agar agar pode reduzir a glicemia pós-prandial e alterar, consequentemente, as necessidades de insulina.

Efeitos Colaterais

-

Bibliografia

1. https://infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/a/agar-agar.pdf 2. https://www.remedio-caseiro.com/beneficios-da-alga-agar-agar/