Cotar Agora
Home / Pricípios ativos / Adapaleno

Adapaleno

( Esfoliante e Peeling )

Formas de Administração

Uso na pele

Controlado?

Não

Tipo de Receita

-

Manipulado

-

O Adapaleno é uma molécula derivada do ácido naftóico, com propriedades biológicas similares às do ácido retinóico. Suas propriedades farmacológicas lhe conferem a habilidade de controlar a proliferação e diferenciação celular, prevenir e eliminar comedões. Também apresenta eficiente atividade antiinflamatória na acne. É indicado para o tratamento tópico da acne vulgaris. Tem-se mostrado mais eficaz quando usado concomitantemente com a clindamicina. O Adapaleno promove a renovação celular da pele, de forma menos agressiva que o ácido retinóico.

Como usar?

Creme, gel e loções a 0,1%. É aplicado uma vez ao dia, após higienização e antes de dormir. Em algumas circunstâncias,quando o paciente apresenta irritação da pele, a aplicação pode ser feita em dias alternados até que a irritação cesse.

Restrições de uso

-

-

Contraindicação

Não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Também é contraindicado o uso em pacientes hipersensíveis à substância. Não deve ser usado simultaneamente a outros retinóides.

Observações

Conte com uma farmácia de manipulação para desenvolver o seu produto utilizando da melhor maneira o ativo.

Efeitos Colaterais

O Adapaleno pode provocar coceira, vermelhidão, descamação e queimação em alguns pacientes; nestes casos, recomenda-se a suspensão temporária do medicamento até que a pele se acostume. Deve-se evitar o contato do produto com as mucosas. Obs: Insumo pertencente à Portaria 344/98 – ANVISA - Lista-C2.

Bibliografia

1. BATISTUZZO, J.A; ITAYA, M; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico. São Paulo/SP:Tecnopress, 4a Ed. 2011. 2. WEETMAN, S.C; et al; MARTINDALE – Guia Completo de Consulta farmacoterapeutica. Barcelona. 2a Ed. 2005. 3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Adapaleno (consultado em 08.01.2009).