Cotar Agora
Home / Pricípios ativos / Acido Tranexamico

Acido Tranexamico

( Antifibrinolítico )

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado?

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

Cápsulas

Possui ação antifibrinolítica (age inibindo a ligação do plasminogênio e da plasmina à fibrina), por este motivo é utilizado no controle e prevenção de quadros hemorrágicos ligadas a várias áreas como cirurgias cardíacas, ortopédicas, ginecológicas, otorrinolaringológicas, urológicas, neurológicas, em pacientes hemofílicos, hemorragias digestivas e das vias aéreas. Profilaxia de quadros hemorrágicos em hemofílicos e outras origens hemorrágicas.

Como usar?

Dose a ser ajustada individualmente a cada paciente.

Restrições de uso

Uso adulto e pediátrico

Por via oral, até o momento, não foram descritos casos de interação com outros medicamentos

Contraindicação

O ácido tranexâmico é contraindicado em portadores de coagulação intravascular ativa, vasculopatia oclusiva aguda e em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Observações

“ACIDO TRANEXÂMICO É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA” VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. Siga SEMPRE as orientações do seu médico. Evite a auto-medicação. “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”.

Efeitos Colaterais

Em geral o ácido tranexâmico é bem tolerado. Entretanto, raramente, podem ocorrer reações gastrintestinais como náuseas, vômitos e diarréias, que regridem com a diminuição da dose.

Bibliografia

ÁCIDO TRANEXÂMICO. Laboratório EMS. Bula do medicamento. Disponível: https://www.ems.com.br/arquivos/produtos/bulas/bula_acido_tranexamico_10833_1366.pdf. Acesso em junho de 2017. ÁCIDO TRANEXÂMICO. Material técnico Via Farma. Disponível em: http://viafarmanet.com.br/wp-content/uploads/2015/08/--cido-Tranex--mico.pdf. Acesso em junho de 2017. ANVISA, 2017. Lista de medicamentos referência. Disponível em: http://http://portal.anvisa.gov.br/registros-e-autorizacoes/medicamentos/produtos/medicamentos-de-referencia/lista. Acesso em junho de 2017. MAEDA, K. et al. Topical trans-4-aminomethylcyclohexanecarboxylic acid prevents ultraviolet radiation-induced pigmentation. Disponível em: http://www-sciencedirect-com.ez89.periodicos.capes.gov.br/science/article/pii/S1011134498002127. Acesso em junho de 2017.