Home / Pricípios ativos / Ácido Mandélico

Ácido Mandélico

( Antidade , Despigmentante , Hidratação , Peeling , Pele e Antiacneico )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Tópico

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

creme, loção, gel

Indicação


 Anti-aging: age diminuindo o fotoenvelhecimento. O tratamento deve ser mantido por meses ou até anos, pois assim as rugas e marcas de expressão vão desaparecendo gradualmente.  Peeling: quando comparado ao peeling de Ácido Glicólico pode-se perceber que produz menos eritemas ou outros efeitos adversos na epiderme. O peeling deve ser feito deixando o ácido na pele por cinco minutos, depois lava-se com água. Se feito repetidamente é útil no tratamento da acne, fotoenvelhecimento e hiperpigmentação.  Hiperpigmentação: em muitos pacientes foi relatada uma diminuição de 50% dos melasmas depois de um mês de tratamento usando uma loção de Ácido Mandélico a 10%. Uma associação com Hidroquinona ou Ácido Kójico pode ser benéfica para o tratamento sem produzir reações adversas. Acne: pacientes com foliculites infectadas por bactérias gram-negativas tiveram melhoras quando usaram o Ácido Mandélico. Muitos pacientes conseguem controlar sua acne apenas com o Ácido Mandélico.  Laser: deve ser usado 2 a 4 semanas antes da aplicação do laser e após a reepitelização. Quando o Ácido Mandélico é usado no pré e pós-operatório a inflamação e hiperpigmentação raramente ocorrem.

Posologia


Gel de 30 a 50% - peeling uso exclusivo médico. Gel ou creme 10 a 13% - tratamento de rugas e queratoses em geral, uso noturno, aplicar filtro durante o dia. Creme 3% - indicado como renovador celular, aplicar de 1 a 2 vezes ao dia. Creme 4% - hidratante, esfoliante suave, aplicar em todo o corpo após o banho.

Restrições de uso


Uso Adulto

Interação Medicamentosa


-

Contraindicação


-

Observações


Durante o tratamento não se expor ao sol. Durante o dia recomenda-se o udo de filtro solar com FPS superior a 15.

Reações Adversas


Irritações cutâneas

Bibliografia


1. https://www.arcanjomiguel.com.br/pagina/lista-de-ativos-uso-externo.html 2. http://www.pharmac.com.br/novo/images/documentos/alopaticos.pdf 3. https://www.dermage.com.br/dermage/paginas/estudo-acido-Mandelico.pdf