Home / Pricípios ativos / Ácido Aminobenzóico / PABA

Ácido Aminobenzóico / PABA

( Cabelo , Estimulante capilar e Pele )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

Cápsulas

Indicação


Indicado para foto proteção, prevenção de problemas de pele causados pela radiação, prevenção e tratamento da queda capilar, suplementação de folato.A síntese de folato inicia-se com a formação do ácido dihidropteroico proveniente da junção da piperidina e PABA; Essa reação é catalisada pela enzima dihidropteroato sintase. Posteriormente o ácido junto com a Glutamina se condensam, para formar a dihidrofolato (DHF), esta molécula é reduzida em ácido tetrahidropeteroico, formando o folato propriamente dito. A ação fotoprotetora do PABA se deve ao seu poder de absorver os raios UVB. Já na estrutura do cabelo o PABA, atua nas ligações cruzadas de dissulfeto dos fios, unindo cadeias de proteínas, que dão ao cabelo sua força. Sua ação foto protetora também funciona nos fios. O PABA é tomado por via oral para doenças de pele e para tratar infertilidade feminina e anemia.

Posologia


de 300 mg por dia a 12 g por dia.

Restrições de uso


Uso Adulto

Interação Medicamentosa


Não existem interações conhecidas entre o PABA e outros nutrientes. No entanto, este interfere com medicamentos à base de enxofre, uma classe de antibióticos, por isso não devem ser tomados ao mesmo tempo.

Contraindicação


-

Observações


-

Reações Adversas


Doses elevadas de PABA, mais de 8g por dia, pode causar a diminuição dos níveis de açúcar do sangue, comichão, febre, e em raras ocasiões lesões no fígado.

Bibliografia


1. https://infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/p/paba.pdf 2. http://pt.florauniversal.com/index.php?option=content&task=view&id=851 3. http://cedro.ilorena.com/acido-para-aminobenzoico-paba-usos-efeitos-colaterais-interacoes-e-avisos/