Home / Pricípios ativos / Ácido Alpha Lipólico

Ácido Alpha Lipólico

( Antioxidante e Controle de peso )

Cotar Agora

Formas de Administração

Uso Oral

Controlado

Não

Tipo de Receita

Receita Simples (branca, 1 via)

Manipulado

cápsulas

Indicação


O Ácido Alfa Lipóico, que é sintetizado naturalmente no organismo, foi inicialmente utilizado por administração oral no tratamento de disfunções hepáticas e como antídoto ao envenenamento causado pelo fungo Amanita phalloides. No entanto, com a evolução da pesquisa científica sobre esta substância, descobriu-se que o Ácido Alfa Lipóico possui propriedades antioxidantes potentes e de amplo espectro, sendo, portanto um inibidor significativo de radicais livres. O ácido alfa lipólico é costumamente ultilizado por praticantes de musculação e aeróbico para auxiliar na perda da peso.

Posologia


Como hepatoprotetor é indicado na dosagem de 10 a 30mg ao dia. Para diabetes, a dose é de 800mg ao dia. Como antioxidante, usado nas dosagens de 100 a 600mg ao dia.

Restrições de uso


_

Interação Medicamentosa


_

Contraindicação


Qualquer pessoa que possua qualquer doença crônica deve evitar o uso, ou passar antes por uma consulta médica. O motivo é a interferência que a substância pode causar em algum fármaco. Gestantes e lactantes também devem evitar o uso, a não ser que realmente precisem, caso recomendado por um médico. Não há estudos suficientes que provam que fazem mal para gestantes, mas em todo o caso a prevenção é sempre o melhor caminho. É importante também que pessoas hipoglicêmicas não façam uso desse suplemento, já que ele pode causar quedas repentinas e drásticas na quantidade de glicose no sangue. Algumas pessoas também pode apresentar uma sensibilidade muito forte ao próprio ácido, manifestando na pele como algum tipo de alergia. Ao sentir qualquer sintoma parecido, como urticária ou coceira, pare imediatamente o uso do suplemento e consulte um médico.

Reações Adversas


Dores musculares e dores de cabeça são alguns dos efeitos. Má circulação sanguínea em algumas regiões do corpo também pode acontecer. Mesmo que ele ajude as células a absorverem mais glicose, em alguns casos pode acontecer o contrário, e a taxa de glicose pode cair muito no sangue, fazendo com que uma concentração muito alta de glicose se forme dentro das células.

Bibliografia


1. http://www.treinomestre.com.br/acido-alfa-lipoico-para-que-serve-beneficios-efeitos-colaterais-contraindicacoes-e-onde-encontrar/ em 02/10/2017 2. https://www.infinitypharma.com.br/uploads/insumos/pdf/a/Acido_alfa_lipoico_2.pdf 02/10/2017