A queda de cabelo é um mal que afeta diversos homens e mulheres. No entanto, diversas fórmulas foram criadas para resolver esse problema, que além de ser um fator estético, pode ser sinal de graves problemas. Um deles é o Minoxidil e nós, dos 99fórmulas, vamos contar a você, um pouco mais sobre ele.

Primeiramente, antes de tomar o Minoxidil, manipulado ou não, é necessário que você saiba que assim como todo medicamento ele só deve ser consumido após a recomendação médica, já que também apresenta efeitos colaterais. Por isso, fique ligado, e confira tudo sobre essa nova sensação e dê adeus, de uma vez por todas à calvície – entre outros problemas, é claro.

 

O que é Minoxidil?

Quem pensa que o Minoxidil é um medicamento apenas para o tratamento da calvície e da queda excessiva de cabelo, está muito enganado. Neste remédio, são encontradas excelentes substâncias para o tratamento da pressão arterial e para a vasodilatação do sistema sanguíneo. Entretanto, o medicamento ficou muito famoso, após ser utilizado para resolver problemas dermatológicos, que afetam homens e mulheres de todas as idades.

O estímulo do crescimento do cabelo, se dá como reação ao hirsutismo, este, provocado pelo Minoxidil. Por isso, para quem deseja resolver essas complicações, o medicamento se tornou um grande aliado e geralmente é encontrado na composição de cremes e shampoos.

 

Quais são os benefícios do Minoxidil?

Como já dissemos, o Minoxidil é utilizado na composição de medicamentos e cosméticos para a queda de cabelo. No entanto, essa não é sua única função comprovada. Muitos homens aderem a utilização do composto para o crescimento da barba, evitando as tão indesejadas falhas no rosto masculino.

Para as mulheres, o medicamento manipulado Minoxidil também possui efeitos além do combate à queda de cabelo e a calvície. Estudos comprovam que utilizando-o com frequência, ele também pode ser um grande aliado das mulheres com a sombrancelha mais fina e desejam engrossá-la.

 

Quais produtos contém Minoxidil?

A forma mais comum de encontrar esse medicamento é na loção Minoxidil. Ela pode ser encontrada em creme e, na maior parte dos casos é utilizada por homens que querem acabar de uma vez por todas com as falhas na barba, ou então, aceleram o seu crescimento. O composto também pode ser encontrado em shampoo e, desta vez, é muito utilizado por mulheres que querem combater a queda de cabelo.

 

Quem pode usar Minoxidil?

Antes de você começar a usar o medicamento, é preciso entender que queda de cabelo e calvície são coisas diferentes e, por isso, há tratamentos distintos para os dois problemas. Em sua maior parte, o Minoxidil é recomendado para pessoas com menos de 40 anos, já que nessas pessoas, a complicação é mais rara de ser encontrada.

No entanto, não é excluso o caso em que dermatologista recomendando o Minoxidil para os seus pacientes. Tudo dependerá dos fatores que causam esses problemas, do objetivo de quem irá consumi-lo e de um diagnóstico mais amplo de cada caso.

 

Em quanto tempo o Minoxidil começa a fazer efeito?

Como todos que procuram um tratamento para queda de cabelo, a maioria das pessoas deseja uma mudança rápida no visual, assim quando começam a utilizar a loção. Porém, a evolução dos casos não é tão rápida assim, principalmente, por estarmos falando de um problema que pode ser ocasionado por outros fatores, como estresse, insônia, genética e má alimentação.

Em alguns pacientes é possível notar a ação do medicamento a partir dos 3 meses. Porém, há casos em que uma melhora considerável só é vista após um tratamento semestral. Por isso, lembre-se, cada organismo é único e a evolução deve ser questionada e avaliada por um especialista da área.

 

Como utilizar o Minoxidil?

A forma mais recomendada de como utilizar o Minoxidil é aplicando a loção sobre a área que deve ser tratada, uma vez ao dia e deixando-o agir de um a dois minutos. É muito importante massagear a região para garantir que o produto penetre o couro cabeludo, ou as partículas dp rosto – no caso dos homens que desejam tratar a barba.

No entanto, cada especialista pode recomendar uma frequência ou duração diferente, dependendo do caso. É muito importante lembrar que como todo tratamento, o uso do Minoxidil deve ser acompanhado por um médico e caso haja algum tipo de efeito colateral, a utilização deve ser suspensa imediatamente.

 

Quais efeitos colaterais do Minoxidil?

Estão na lista dos principais efeitos colaterais do Minoxidil a irritação e a vermelhidão do couro cabeludo e o crescimento de pelos indesejados em outras partes do corpo, como braços, pernas e mãos e na região peitoral e abdominal masculina. Nas mulheres os mesmos efeitos podem aparecer e, nesses casos, um médico deverá ser consultado.

Dor de cabeça e na região abdominal também poderão ser vistas, assim como, aceleração sanguínea e de batimentos cardíacos, tonturas e desmaios. Irritação na pele e o crescimento de mucosas por toda a extremidade corporal são notadas em casos rasos. Além disso, é válido lembrar que mulheres gestantes ou que estão em período de amamentação também não devem se tratar com a loção.

 

Existem outras formas de tratamento para a queda de cabelo?

Sim! A queda de cabelo pode ser causada por inúmeros fatores. Neste sentido, antes de tratar a queda de cabelo é fundamental saber qual o real motivo do problema. Estresse e má alimentação lideram a lista de causadores da complicação e, por esse motivo, é muito importante alimentar-se bem, com uma dieta saudável e equilibrada.

Alguns casos também demandam tratamentos específicos, como o uso de comprimidos para a queda de cabelo ou outros medicamentos manipulados. Quem avaliará qual será a melhor forma de tratamento será um médico especialista.

 

Onde encontrar o Minoxidil?

O Minoxidil pode ser encontrado nas melhores farmácias de manipulação ou em drogarias de laboratório. Não estranhe, caso encontre o composto com outras nomenclaturas. O Minoxidil é um medicamento muito comum e regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Existe diferença entre o medicamento encontrado nas farmácias convencionais e o Minoxidil manipulado?

Como todo medicamento manipulado, é possível encontrar o Minoxidil com a dosagem ideal para o seu caso em uma farmácia de manipulação. Além de mais prática, é possível desenvolver a fórmula de acordo com a sua necessidade, sem riscos e com segurança. Não perca mais tempo e esqueça de uma vez por toda aquele problema que te faz “perder os cabelos”.

Faça sua cotação clicando aqui -> 99fórmulas